Opinião

Aviação civil em Monte Real, já!

28 jun 2018 00:00

É fundamental a mobilização da sociedade civil em defesa desta causa: precisamos de uma região de Leiria em movimento.

Não existem dúvidas de que a região de Leiria tem as melhores condições para conseguir um lugar de destaque a nível nacional. É uma região de excelência, líder em diversas áreas, muito competitiva e atractiva.

É uma das regiões mais dinâmicas em termos empresariais e criadora de riqueza e valor. É uma região exemplar. No entanto, a região de Leiria necessita, agora, de uma visão de futuro, que lhe acrescente ainda mais valor.

Necessita de concretizar um projecto à sua verdadeira dimensão, aproveitando a sua situação geográfica privilegiada, tendo como base novos factores de dinamismo e desenvolvimento. E aqui tem lugar de destaque a aviação civil em Monte Real. É legítima esta ambição. Mas não podemos ficar à espera que as coisas boas nos aconteçam.

Como também não podemos viver em solidão colectiva, como alguém disse, uma vez que este desafio ultrapassa, seguramente, a capacidade individual de intervenção específica de cada instituição, entidade ou cidadão.

É fundamental a mobilização da sociedade civil em defesa desta causa: precisamos de uma região de Leiria em movimento.

Para alcançarmos este objectivo, temos de agir - diria mesmo reagir - e se o fizermos de forma colectiva e articulada, valorizando a qualidade dos diversos contributos, não só a confiança na região de Leiria sairá, com certeza, fortalecida, mas também o seu poder de influência e de afirmação.

Na sequência do fórum recentemente realizado no Teatro José Lúcio da Silva, este é o momento, provavelmente decisivo, para estarmos todos comprometidos com esta causa. Mas o que se seguirá? Ficamos à espera? Esperar não será a melhor estratégia.

Este é o tempo de começar a planear o que queremos que aconteça. É essencial criar uma dinâmica de planeamento e desenvolvimento que aproxime os cidadãos deste interesse colectivo regional, dinamizando a vida pública em condições de agir com eficácia.

A convergência autárquica assume aqui um papel de destaque, assegurando que esta dinâmica se realiza sem desequilíbrios. Pel

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ