Opinião

Até logo amiga Alda Gonçalves

5 nov 2021 15:20

Aprendi muito... Mas, toda essa memória fica egoisticamente para mim (peço desculpa).

Faleceu Alda Sales Machado Gonçalves (1926-2021) e com ela foi todo o seu saber. Mas, mesmo assim, fruto da sua persistência, vigor, astúcia e até coragem, em algumas situações, deixou-nos muito do seu conhecimento sobre a história de Leiria e Nazaré (terra natal), o património, o arquivo e a poesia, através dos seus, muitos, livros que são uma referência e um marco na história literária do concelho leiriense.

Com ela privei quase três dezenas de anos. Foram muitas as iniciativas e apresentações de livros que com ela partilhei.

Aprendi muito... Mas, toda essa memória fica egoisticamente para mim (peço desculpa).

Também o CEPAE foi contemplado com alguns dos seus trabalhos, como é exemplo “Memórias dos Bombeiros de Leiria” e um outro que em breve será publicado…

Entre muitas condecorações, em 1994 a Câmara Municipal de Leiria atribuiu-lhe o Galardão Municipal e dois anos depois a Medalha de Prata do Mérito.

Em 2015 o Município homenageou-a dando o seu nome a uma praceta no centro histórico da cidade, junto ao Arquivo Distrital de Leiria.

Alda Gonçalves trabalhou 47 anos na Câmara Municipal de Leiria e a ela se deve a forma como está organizado o Arquivo Municipal.

O nome de Alda Gonçalves poderia ou poderá identificar o Arquivo Municipal de Leiria ou a Sala de Leitura do mesmo, por tudo o que deu e contribuiu. É apenas uma sugestão…

O CEPAE, para 2022, está a trabalhar num ciclo de conferências, em vários concelhos.

No de Leiria são, para já, quatro os nomes que se pretende trabalhar e apresentar como mote para as referidas conferências: Afonso Zúquete; José Ribeiro de Sousa; Manuel Matias Crespo e Alda Gonçalves.

É o mínimo que se pode fazer para que o nome e a obra dos autores, chamados locais, não fiquem na gaveta do esquecimento. É com base na obra destes e outros grandes vultos que conseguimos ter, através do que deixaram escrito e publicado, grande parte da nossa história e da nossa identidade.

Alda Gonçalves faz parte da história de Leiria…