Opinião

Alguém leu Andrade Albuquerque?

3 mai 2018 00:00

Foi o mais destacado autor policial português dos anos 60 e 70 e em toda a história da ficção policial portuguesa

Pergunta rasteira a minha! De facto, António Andrade Albuquerque escreveu mais de trinta livros, e foi um dos autores portugueses mais traduzidos, mas nunca os assinou com este nome.

Todas as suas obras, romances policiais, foram editadas sob o pseudónimo de Dick Haskins. Aos 25 anos, depois de ter desistido do curso de Medicina, publicou o seu primeiro livro, O Sono Da Morte, em 1958.

Em entrevista ao DN, AAA – “um nome que é uma verdadeira gargalhada”, como ele próprio gostava de dizer – conta como foi.

“Tudo começa quando fui trabalhar para a editora Ática. Eu já tinha escrito três livros, mas nunca os tinha mostrado a ninguém. Estava a dar-me bem na empresa e um dia lembrei-me de lhes entregar esses originais para que os pudessem analisar e ver se tinham interesse. Havia dois funcionários encarregados de receberem os originais e um deles achou que aquilo não teria valor.

Então, disse ao colega: "Guardamos isto aqui, nem vale a pena ler, e depois dizemos-lhe que foi recusado." Mas o outro discordou, foi o que me contou mais tarde, e mandou o trio de originais para quem de direito.” Foi o que lhe valeu.

Nesse ano criou a coleção Enigma, na Ática, que passou mais tarde para a sua própria editora, a DêAgá (DH, as iniciais de Dick HasKins.)

A partir de 1961, a sua obra começou a ser traduzida, tendo chegado a muitos países europeus e americanos, com destaque para a Alemanha, onde alcançou lugar entre os autores policiais preferidos.

Teve sucesso também na Suíça, Áustria e Espanha, no Brasil e foi publicado em países de língua inglesa. Foi o mais destacado autor policial português dos anos 60 e 70 e em toda a história da ficção policial portuguesa, não havendo um caso de sucesso internacional comparáve

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ