Opinião

A Quarta Revolução Industrial e o Ensino Superior

21 jul 2016 00:00

E o que é a QRI? É uma profunda ligação da ciência e da tecnologia em vários domínios, tais como: inteligência artificial, robótica, nanotecnologia, biotecnologia, tecnologia sensorial e o grande escopo tecnológico chamado: a Internet das Coisas

Assim como em outras épocas, o futuro está prestes a tornar-se disruptivo com a chegada da Quarta Revolução Industrial. Mas, desta vez, o processo de disrupção será exponencialmente mais tecnológico e profundo nos diversos impactos da economia e da vida humana.

Entre a segunda metade do século XVIII e o fim da 2.ª Guerra Mundial, o mundo atravessou duas revoluções industriais associadas, essencialmente, aos avanços tecnológicos e energéticos (carvão, electricidade e petróleo) orientados para a produção industrial. A terceira revolução foi no domínio da informação e comunicação, o computador, a microelectrónica, a internet e os dados em rede. Neste exacto momento, a economia, e a sociedade em geral, está a entrar na Quarta Revolução Industrial (QRI).

E o que é a QRI? É uma profunda ligação da ciência e da tecnologia em vários domínios, tais como: inteligência artificial, robótica, nanotecnologia, biotecnologia, tecnologia sensorial e o grande escopo tecnológico chamado: a Internet das Coisas (Internet of Things - IoT).

A IoT vai trazer para a vida um novo paradigma de sociedade e de sistema económico. A ligação integrada em rede e tecnologicamente sensorial de aparelhos domésticos, máquinas industriais e transporte, tornando os recursos informáticos omnipresentes. Haverá uma profunda mudança nos hábitos de consumo, na cadeia de valor dos bens e serviços (desintermediação), na logística, nas administrações públicas, no funcionamento das cidades, no uso dos recursos naturais, na agropecuária, na redução da margem de lucro das empresas (o custo marginal zero, segundo Jeremy Rifkin) e, consequentemente, no emprego.

*Docente do IPLeiria

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.