Opinião

A cumpli(cidade) invisível de Leiria

29 ago 2018 00:00

De modo invisível a cumplicidade entre Leiria e as suas gentes vai-se alicerçando.

Leiria vai-se insinuando como uma cidade cúmplice. Basta rever a programação cultural da cidade para confirmarmos o quanto já foi feito só este ano e o mais que ainda nos espera. A lista é longa e farta.

Transversal no que à variedade de propostas apresentadas diz respeito. Música, dança, teatro, cinema, outros olhares sobre os nossos museus, revisitações históricas, festivais de rua e tudo mais que ainda ficaria por enunciar.

Um conjunto da atividades que têm trazido as pessoas para a rua, proporcionado encontros e partilhas de experiências, pisar territórios desconhecidos feitos de iniciativas muito diferentes entre si, por vezes quase dispersas mas sobretudo diferenciadas.

Todas elas únicas e com entidade própria. Lorca dizia, acerca do tornar corpóreo um texto de teatro quando se cumpria no palco, que era “a poesia que se levanta do livro e se torna humana”.

Toda esta vida cultural que tem preenchido a cidade só se valida pela existência de público. Ideias que se materializam em espetáculo, em visitas, na correspondência entre quem tem a ideia e o seu destinatário.

Só vale a pena fazer arte quando o produto artístico atinge o público, quando entre quem produz e o espetador se estabelece uma relação, um diálogo feito de aderência emocional e de reflexão crítica.

Poder-se-á gostar mais ou menos, pouco importa. É sabido que um produto novo ou uma estética diferente carecem de tempo até que se tornem inteligíveis e possíveis de ser incorporados por quem usufrui deles. Amiúde novos conceitos se confrontam com a indiferença, com a estranheza, senão mesmo com a rejeição. Mas sempre foi esse o caminho trilhado pela arte.

Fácil é repetir modelos e formas de fazer cuja aceitação e êxito estejam garantidos. Mas isso não é arte, é comércio, entretenimento, adormecimento do pensar. De modo invisível a cumplicidade entre Leiria e as suas gentes vai-se alicerçando.

A ideia de que cá não se passa nada, de que era necessário ir para fora para ver alguma coisa com qualidade vai fazendo parte do passado. A nossa cidade oferece-se como paradigma de uma cidade com cultura.

Hoje já não saímos para ver, outros

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ