Opinião

10 coisas a fazer (ou não) quando se visita um recém-nascido

18 ago 2016 00:00

O melhor é ligar antes ou combinar por mensagem pois pode não ser uma boa altura.

1. Os primeiros dias no hospital são críticos, a mudança para o bebé é enorme e a mãe também está a aprender e a adaptar-se às novidades. Se não for famíliar directo ou alguém mesmo muito próximo não vá. As visitas são limitadas a duas pessoas de cada vez e não é só porque as políticas do hospital são chatas…

2. Nos dias seguintes, já em casa, não se deve visitar sem avisar. O melhor é ligar antes ou combinar por mensagem pois pode não ser uma boa altura.

3. Quando se chega a casa de um recém-nascido a primeira coisa que se deve fazer é lavar bem as mãos. Se possível não leve perfumes fortes ou cheiros agressivos (a tabaco, por exemplo). Se estiver doente, constipado, só com uma tossezita… não vá.

4. Antes de se focar no bebé, cumprimente todos os membros da família, especialmente os irmãos mais velhos. Se levar prenda para o mais novo, leve para os outros também, mesmo que seja só uma lembrança.

5. A visita não deve ser demasiado longa, eu sei que ninguém quer falar sobre isso, mas a mãe está a sangrar, levou pontos, os pais não descansam durante a noite, é duro “fazer sala” a visitas nestas condições.

6. Esqueçam as flores, levem comida. Se forem à hora de uma refeição (muito desanconselhável) não esperem as mordomias com que estes amigos os costumam receber. Levem uma refeição feita, ofereçam-se para ajudar, peguem na esfregona se for preciso, os amigos são para as ocasiões e a casa vai estar desarrumada, é garantido!

7. O momento da alimentação do bebé no início é delicado, há mães que se recolhem para o fazer mas há outras que não têm coragem. Não se pendurem em cima da mãe para ver melhor, é um bebé a comer, não é assim tão espectacular!

8. Não façam comentários parvos: a mãe sabe que está feia, gorda e despenteada; os recém-nascidos são geralmente feios, têm a cabeça deformada, têm um tom de pele digno de extra-terrestres, etc. Não vale a pena “bater no ceguinho”! Não interessa saber se está a amamentar, se utiliza fraldas reutilizáveis, se o bebé dorme na cama dos pais… todas as vossas teorias são boas para vocês, tenham a certeza que estes vossos amigos estão a fazer o melhor que conseguem pelo novo membro da família, e isso é a garantia de que vai correr tudo bem!

9. Se a visita calha na hora em que o bebé está a dormir a única interacção possível é olhar para ele. Nunca acordem um bebé, não façam barulho, não lhe toquem, não o beijem nem peguem o bebé ao colo sem autorização dos pais!

10. Por falar nisso, penso que na era das tecnologias nunca é demais alertar para esta nova etiqueta que ainda não está bem documentada (para quando um livro da Paula Bobone?). Não se fotografam as crianças sem autorização dos pais, não se mandam “flashadas” nos olhos de recém-nascidos e nunca se publicam fotos de crianças nas redes sociais. Não é engano, não falta ali o “sem a autorização dos pais”, foi mesmo isso que eu quis dizer…