Sociedade

Zero desafia consumidores a investir em árvores na Mata de Leiria em vez de na Black Friday

22 nov 2023 14:02

Cidadãos podem usar os euros da Black Friday na Green Friday

zero-desafia-consumidores-a-investir-em-arvores-na-mata-de-leiria-em-vez-de-na-black-friday
No Âmbito do Dia da Árvore Autóctone
Freepik

A Black Friday é uma acção conhecida por promover compras por impulso. Com, por vezes, descontos questionáveis, os consumidores são tentados e aliciados a "pecar", comprando artigos que, muitas vezes, não necessitam, num exercício de consumismo.

E a seguir chega o Natal, com as empresas, novamente, a promover mais do mesmo.

Este ano, a fim de contrariar "os excessos que levam ao desperdício e ao fomento do descartável e que estão na base de uma economia assente no crescimento ilimitado da utilização de recursos naturais que não existirão num futuro próximo", a associação ambientalista Zero, desafia os cidadãos a deixarem de serem "consumidores" e a passarem a usar o bom-senso, para resistirem à tentação do consumismo e, em alternativa, plantem árvores e arbustos.

No âmbito do Dia da Floresta Autóctone, que se assinala amanhã, 23 de Novembro, a Zero lançou uma página Green Friday onde se pode contribuir para ajudar a restaurar dois habitats naturais de conservação prioritária – o zimbral dunar e o faial-medronhal -, através da plantação de árvores e arbustos autóctones numa área da Mata Nacional de Leiria afectada pelos incêndios de 2017.

"Para além das espécies bioindicadoras dos habitats - o zimbro (Juniperus turbinata) e o samouco (Myrica faya) e o medronheiro (Arbutus unedo), respectivamente - serão plantadas diversas plantas companheiras, como a aroeira (Pistacia lentiscus), o sanguinho (Rhamnus alaternus), o folhado (Viburnum tinus) e o aderno-de-folhas-estreitas (Phillyrea angustifolia)."

A campanha prolonga-se no período das festas e terminará no dia 6 de Janeiro de 2024.


Só plantar árvores não é suficiente, pelo que, para a ZERO, todos podem e devem fazer a sua parte, adoptando medidas simples e proactivas para minimizar os impactos da crise climática.

Conselhos para ajudar os cidadãos a resistir ao apelo da insustentabilidade e a iniciarem uma mudança de estilo de vida: 

● Pensar muito bem antes de fazer qualquer compra e resistir às promoções. Um produto não se torna necessário porque está em promoção, por muito tentadora que esta seja. Refletir muito bem de forma consciente e responsável é o primeiro passo.

● Se tem mesmo de comprar alguma coisa, deve preferir a aquisição em segunda mão. Existem cada vez mais alternativas para comprar produtos em segunda-mão e algumas plataformas de venda de produtos em segunda-mão também estão a fazer campanhas de desconto, com o intuito de aumentar a atractividade deste novo estilo de vida.

● Se tem mesmo de adquirir novo, então procure produtos que tenham certificações – por exemplo o rótulo ecológico europeu – que lhe garantam que foram produzidos procurando reduzir os impactos em diferentes dimensões da sustentabilidade.

● Adquirir produtos locais, menos complexos (que não misturem diferentes materiais) e que sejam duráveis e reutilizáveis, são também bons conselhos.

● Adquirir e oferecer experiências em alternativa a “coisas” (caso esteja a pensar usar a Black Friday para comprar prendas): a visita a um museu, bilhetes para o teatro, uma experiência na natureza, o apoio a uma causa. Existem múltiplas possibilidades.

● Optar por reparar os seus equipamentos eléctricos e electrónicos e procurar usá-los durante mais tempo; por exemplo, por apenas um ano de utilização extra do seu smartphone irá reduzir, em média, 50% do impacto da produção, compra e descarte do telemóvel.

● Entrar na plataforma ECOntigo onde as pessoas conseguem encontrar informação simples, organizada, sobre diferentes temáticas da sustentabilidade num sítio só, ajudando as pessoas a alterar os seus hábitos de consumo e estilos de vida para uma forma mais consciente e sustentável e dando a conhecer iniciativas e projetos que promovem um desenvolvimento sustentável.