Sociedade

Mais de 68 mil pessoas passaram pelo Leiria Sobre Rodas

5 out 2023 11:27

Para compensar a quantidade de carbono emitido durante o evento, irão ser reflorestados dez hectares na Mata Nacional do Urso, junto à Lagoa da Ervedeira, com a plantação de 15 mil árvores,.

mais-de-68-mil-pessoas-passaram-pelo-leiria-sobre-rodas
Evento realizou-se no último fim-de-semana
Ricardo Graça

Apesar do calor que se fez sentir no fim-de-semana, a organização do Leiria Sobre Rodas contabilizou a passagem de 68.309 pessoas pelo evento que celebra o mundo automóvel e tudo o que a ele diz respeito.

“Foi a edição mais participada de sempre”, tendo em conta que este ano a iniciativa reduziu de quatro para três dias, refere Catarina Louro, a vereadora com os pelouros do Turismo, Mercados e Feiras Municipais, em Leiria.

A autarca adianta que “gostaria de destacar” a preocupação da autarquia, entidade organizadora do Leiria Sobre Rodas, “em contribuir” para a introdução de novos modelos de mobilidade eléctrica.

“Desde 2020 que temos a Avenida Eléctrica, com o intuito de promover veículos mais amigos do ambiente e, este ano, evoluímos nesta matéria, com a participação deste tipo de veículos em pista no Electric Challenge, com a utilização de vários carros eléctricos nas experiências de co-drive e com a pista de karting infantil eléctrico", salientou Catarina Louro.

Após várias queixas, na edição do ano passado, em relação ao ruído, a Câmara Municipal de Leiria prometeu fazer melhor este ano e colocar em prática medidas que reduzissem o impacto do evento. Mesmo assim, houve quem se queixasse de barulho, provocado, em especial, por veículos fora do recinto e dentro da cidade, durante a tarde e pela noite dentro.

“Face às edições anteriores, o número de queixas acerca do ruído e cortes de trânsito foram residuais. Desde o planeamento à realização do evento, houve preocupação e esforço para gerir os constrangimentos de trânsito”, responde a vereadora.

Catarina Louro anuncia ainda que, p