Saúde

Yoga: o equilíbrio entre a mente e o corpo

25 jun 2016 00:00

Dia internacional do Yoga celebrou-se a 21 de Junho.

yoga-o-equilibrio-entre-a-mente-e-o-corpo-4459

“Andava sempre curvado, e demorava perto de três horas para me preparar todas as manhãs. Agora consigo andar direito e em cerca de meia hora estou pronto para sair de casa”. José Ascenso, aluno sénior do Centro de Yoga de Leiria, refere-se, assim, à forma como a sua vida melhorou “exponencialmente” desde que começou a praticar yoga há cerca de oito meses.

O yoga, cujo dia internacional se celebra a 21 de Junho, é uma filosofia originária da Índia, com bases que assentam em dois pontos cruciais: a felicidade e o bem-estar. “Acreditamos que a maioria da humanidade ambiciona ser feliz, e o yoga permite isso”, refere Pedro Capinha, director do Áshrama – Centro de Yoga de Leiria. Mas os benefícios da prática desta actividade não se limitam às capacidades mentais.

No yoga trabalha-se o corpo e a mente. “Melhora-se a flexibilidade articular e os desconfortos vão diminuindo, além da panóplia de exercícios que permitem obter sensações, melhorar a consciência, ter mais sensibilidade e sobretudo oxigenar – mais oxigénio no sangue possibilita maior lucidez”, explica o director do Áshrama.

Pedro Capinha frisa que o yoga é uma actividade fisicamente exigente, na qual o limite é imposto pelo próprio praticante. No entanto, esta exigência física não é uma obrigação. O professor salienta que “aqui também é o lugar para quem quer apenas relaxar”. Os exercícios praticados numa aula de yoga proporcionam melhorias a vários níveis, tais como, posturais, respiratórias e psicológicos, além da definição corporal. É uma actividade dirigida ao público em geral e existem aulas específicas para idosos, grávidas e crianças – neste caso, com uma componente mais lúdica.

Leia mais na edição impresa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.