Viver

Vieira de Leiria lança recolha de poemas de autores locais

9 jan 2023 09:52

Iniciativa de Rui Pedrosa e da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria pretende reunir espólio de poemas escritos por vieirenses ao longo do tempo

vieira-de-leiria-lanca-recolha-de-poemas-de-autores-locais
Num território muito marcado pelas actividades do mar, o projecto pode fortalecer a identidade colectiva e valorizar o património cultural, acredita a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

O compromisso partilhado por Rui Pedrosa no blogue Praça da República 22 visa “construir um compêndio dos melhores poemas jamais escritos por habitantes da velha Vieira do Liz, como já foi conhecida há muitos anos”.

Para tanto, Rui Pedrosa compromete-se a recolher “todos os poemas, conhecidos e completamente desconhecidos, de autores vieirenses”.

A iniciativa, divulgada a 4 de Janeiro, tem o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, que decidiu avançar com “a recolha do espólio de poemas escritos por vieirenses ao longo do tempo, com a finalidade de editar um livro”.

“A valorização do património cultural é peça-chave na construção, fortificação e enraizamento de uma identidade colectiva que importa continuar a fomentar, porque todos temos orgulho nas nossas origens”, refere uma nota divulgada pela Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

“Com esta iniciativa, pretende-se perpetuar a memória e os escritos de tantos vieirenses que foram escrevendo, sob a sua pena, a história da nossa terra”.

Há três endereços de correio electrónico disponíveis para envio de contributos: geral@jf-vieiradeleiria.pt, alvaro.cardoso@jf-vieiradeleiria.pt ou ruitpedrosa@hotmail.com.

“Há muitos escritores completamente desconhecidos, que foram escrevendo ao sabor da sua vontade e arrumando tudo apenas nas suas gavetas. Poemas que nunca viram a luz do dia”, escreve Rui Pedrosa no blogue Praça da República 22.

“É dessa luz que necessitam agora, quanto mais não seja, para nos obrigar a pensar, a sentir e a entender tantas vidas e circunstâncias, como igualmente a alma dos seus autores”.