Sociedade

Veja o vídeo: Jovens de Leiria mostram que o Lis pode ser usado como piscina fluvial

30 jul 2017 00:00

O local escolhido para praia fluvial foi o cais do parque do avião.

Jacinto Silva Duro

Tiveram de saltar por cima da cancela que impede que banhistas ou amantes de desportos aquáticos possam usar o rio, mas conseguiram mostrar, este domingo, que o Lis tem muito potencial.

Um grupo de jovens aproveitou o dia quente e as, agora, águas limpas para usar o Lis como zona de lazer ribeirinha. Aos banhos de sol, juntaram os banhos no rio, mostrando o potencial que o curso de água poderia ter, numa cidade que continua a viver de costas voltadas para um dos seus patrimónios mais valiosos.

"O Lis não é usado para a prática de desportos fluviais, embora tenha um grande espelho de água, está emparedado com altos muros, impedido que seja visto por população e turistas e há quem o tape com pontes de gosto duvidoso, como aquele horror que colocaram ao lado do Jardim da Vala Real", diz Pedro Santos, frequentador do circuito Polis, em Leiria.

O trabalho de recuperação das margens ribeirinhas agrada, no entanto, a este leiriense, que considera que "mesmo assim, é muito pouco". "Estes jovens mostraram que o rio poderia ser uma fonte de atractividade, mas não é usado. Aliás, em termos de espaços agradáveis, Leiria tem muito pouca coisa e o novo jardim da Almoinha também não vai ser nada do que foi prometido, uma vez que foi cortado a menos de metade do anunciado."

Indiferente a estas questões, a dezena de jovens que hoje aproveitou para tomar banhos de rio, preferiu mostrar, com o seu exemplo, a mais-valia que é o Lis.

Sorridente, Daniel Ribeiro, um dos intrépidos 'banhistas' rematou que, agora que "a Câmara limpou o rio, já dá para o usar como piscina".

O jovem explica que, neste Verão, quase todos os dias, o grupo, "que até costuma ser maior", começa os mergulhos logo a seguir à hora de almoço.