Sociedade

Urgência do hospital de Leiria "normalizada"  depois de 12 horas com acesso limitado

13 out 2021 09:47

Fonte do Centro Hospitalar de Leiria assegura que a situação "já se encontra normalizada, sem ocorrências durante a noite", não especificando se houve transferências de doentes para outras unidades

urgencia-do-hospital-de-leiria-normalizada-depois-de-12-horas-com-acesso-limitado
Situação "já se encontra normalizada, sem ocorrências durante a noite"
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

Na segunda-feira foi registado o número mais elevado de doentes atendidos na urgência, desde o início ao ano, "sem que tenha sido possível, não obstante todos os esforços, alocar reforços médicos necessários para uma resposta compatível”, alega o hospital

O funcionamento do Serviço de Urgência do Hospital de Santo André está regularizado depois de 12 horas com acesso limitado.

Fonte do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) assegura que a situação "já se encontra normalizada, sem ocorrências durante a noite", não sendo possível especificar se houve necessidade de transferir doentes para outras unidades, como estava planeado. 

Num comunicado emitido ontem pelas 20 horas, o CHL dava conta que duas horas depois o acesso ao Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André seria limitado, com o possível reencaminhamento de alguns doentes para as Urgências do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra". Situação que se manteve até às 8 horas desta quarta-feira.

Numa nota de imprensa, a Ordem dos Médicos do Centro frisa que, na prática, a medida implicou o encerramento da urgência, situação que considera “ insustentável”.

Para o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, citado na nota, “tal situação gravíssima resulta de uma gestão negligente por parte do Ministério da Saúde que pode redundar em consequências graves para a população”.

No comunicado divulgado pelo CHL é explicado que esta medida se deve a três razões essenciais”, como o facto de “continuarem a acorrer ao CHL muitas falsas urgências (às 17 horas de hoje [terça-feira], dos 20 utentes que estavam em espera para serem observados, 14, ou seja, 70%, eram não urgentes)”.

A medida é também justificada por as “Urgências da ADR [Área Dedicada para Doentes Respiratórios] do Hospital das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste terem encerrado ontem [segunda-feira] e estarem a ser reencaminhados doentes” para o hospital de Leiria.

Outra razão prende-se com o facto de na segunda-feira “se ter registado o recorde desde 1 de Janeiro deste ano do número de doentes atendidos no Serviço de Urgência Geral” do Hospital de Santo André “de 404 doentes, sem que tenha sido possível, não obstante todos os esforços, alocar reforços médicos necessários para uma resposta compatível”.

No comunicado, o CHL reitera o apelo para que os utentes se dirijam “ao Serviço de Urgência apenas em casos mesmo urgentes”.

“No seu próprio interesse, os utentes devem adoptar as medidas já divulgadas em situações anteriores, utilizando de forma correta as urgências hospitalares.

Recorda-se que, em caso de doença, o primeiro contacto deverá ser para a Linha SNS 24 - 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação”, adianta.

O CHL pede ainda aos utentes que recorram aos “cuidados de saúde primários, dirigindo-se ao seu centro de saúde para serem assistidos pelo seu médico de família, ou pelo seu médico assistente, ou para serem observados na consulta aberta”.