Saúde

Unidade de paliativos em Alcobaça ajuda a concretizar desejos

25 mar 2021 18:17

Cuidados domiciliários em Leiria é o próximo passo

unidade-de-paliativos-em-alcobaca-ajuda-a-concretizar-desejos
Ministra da Saúde inaugurou internamento dos cuidados paliativos em Alcobaça
Sérgio Claro

O desejo de passar férias com a família no Algarve ou o simples sonho de poder ver o sol antes de morrer são algumas das vontades que a equipa de cuidados paliativos do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) já ajudou a concretizar. São pequenas histórias que enchem o coração da equipa multidisciplinar que trabalha na unidade liderada por Catarina Faria, a mais nova directora de serviço do CHL.

“Ajudamos e fazemos a diferença nas pessoas numa fase difícil,onde ninguém tinha apoio até este momento, seja um doente que estava a vomitar há semanas e depois consegue fazer uma refeição natural em casa com os filhos e manda-nos a foto ao final do dia, como proporcionar um pequeno momento de sol a uma doente que estava internada há um mês. Trouxemo-la até à frente do hospital de Leiria para ver o sol. Morreu nessa noite”, recordou a médica durante a apresentação da unidade de internamento no Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, que foi inaugurada na sexta-feira pela ministra da Saúde.

Catarina Faria contou ainda a história do senhor José que só tinha um desejo: “ir passar as férias ao Algarve com a família e com os netos, como fazia todos os anos”. “Estávamos com medo, mas a rede de cuidados paliativos funciona muito bem. Bastou um telefonema e a equipa do Algarve estava disponível para receber o senhor se fosse preciso alguma coisa. Quando regressou, o senhor José fez questão de nos vir cumprimentar. Morreu uma semana depois, descansado e feliz.&rdq

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ