Viver

Um histórico da música improvisada abre o novo Ciclo de Música Exploratória em Leiria

5 mai 2023 09:00

O primeiro dos 10 concertos que integram o 3.º Ciclo de Música Exploratória Portuguesa organizado em Leiria pela Fade In realiza-se no sábado

um-historico-da-musica-improvisada-abre-o-novo-ciclo-de-musica-exploratoria-em-leiria
A actuação de Rodrigo Amado no CDIL deverá basear-se no disco Refraction Solo
DR

Fora das maiorias que influenciam o algoritmo das plataformas digitais, as listas da rádio ou os palcos do horário nobre na televisão, há muito mais música e muito mais músicos.

Um dos mais relevantes, no panorama português do jazz e da experimentação, actua amanhã em Leiria.

A organização do concerto, com início às 19 horas, é da responsabilidade da Fade In.

O saxofonista Rodrigo Amado abre neste sábado, 6 de Maio, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (CDIL) – Igreja da Misericórdia, o terceiro Ciclo de Música Exploratória Portuguesa organizado pela associação de acção cultural.

Um nome “histórico”, considera Carlos Matos. “Virá à Misericórdia replicar o concerto que fez em 2021 na Igreja do Espírito Santo, nas Caldas da Rainha, e que deu origem a Refraction Solo, um álbum que tem sido aclamado pela crítica especializada à escala global”, escreve o presidente da Fade In no espaço de crónica que assina regularmente no JORNAL DE LEIRIA.

Ao longo da carreira, Rodrigo Amado tocou em projectos de rock, pop e música experimental com nomes como Sei Miguel, João Peste, Nuno Rebelo, Flak e Vítor Rua, mas, também, noutros géneros, com Herb Roberston, Lisle Ellis, Paul Dunmall, Raymond Strid, Sten Sendell, Per Zanussi, Adam Lane, Joe Giardullo, Haris Eisenstadt, Alex Cline, Bobby Bradford, Vinny Golia, Dominic Duval, João Paulo Esteves da Silva, Rafael Toral, Carlos Zíngaro e David Maranha, entre outros. Gabriel Ferrandini e Miguel Mira têm sido colaboradores recorrentes.

Em 2023, o Ciclo de Música Exploratória Portuguesa em Leiria encerra com um concerto de Rafael Toral, a 11 de Novembro, em que, segundo Carlos Matos, o músico deverá revisitar Sound Mind Sound Body, “um dos seus trabalhos mais emblemáticos e importantes que, embora soe actual, está quase a fazer 30 anos”.

Ao todo, o programa contempla, como tem sido hábito, 10 concertos, desta vez a decorrer em Maio, Junho, Julho, Setembro, Outubro e Novembro, na Igreja da Misericórdia e também na Igreja da Pena e no Museu de Leiria.

O cartaz anunciado pela Fade In inclui ainda actuações de Tropa Macaca, Vasco Alves, Fuhrer Duhrer (da leiriense Sara de Oliveira), Crossfade Memory (de Pedro André Serrano, leiriense que é compositor residente do Museu Cidade do Porto), Inês Malheiro, Manuel Mota & Margarida Garcia, Burgueses Famintos e Hedera 4Tet.

No texto publicado ontem no JORNAL DE LEIRIA, entre outros destaques, Carlos Matos realça a estreia do Hedera 4TET, quarteto de violinistas composto por David Magalhães Alves, Francisco Lima da Silva, Bernardo Aguiar e Carlos Zíngaro, e a presença do guitarrista Manuel Mota acompanhado por Margarida Garcia, baixista que, entre outros, tem um álbum editado com Thurston Moore, dos Sonic Youth.

À semelhança das duas anteriores edições, está no horizonte uma exposição em que 10 convidados, no papel de receptores, vão apresentar objectos artísticos criados a partir da experiência do concerto, iniciativa que, como noutros anos, deverá ser acompanhada pela edição de um livro que, segundo o presidente da Fade In, “disseca o pensamento criativo dos intervenientes”.