Sociedade

Um cartão amarelo, uma multa e muitas dúvidas na fiscalização da PSP de Leiria

4 dez 2020 10:00

Polícia verifica cumprimento de novos horários de confinamento

Restaurantes e cafés têm de encerrar portas às 22:30 e há recolher obrigatório a partir das 23 horas. A PSP fiscaliza o cumprimento das regras impostas
Restaurantes e cafés têm de encerrar portas às 22:30 e há recolher obrigatório a partir das 23 horas. A PSP fiscaliza o cumprimento das regras impostas
Ricardo Graça

Pouco passava das 22 horas, quando cinco agentes da PSP de Leiria saíram do Comando Distrital rumo à cidade, na quinta-feira. O concelho está sob novos horários desde a semana passada, quando foi considerado um território de risco elevado. Desde então, restaurantes e cafés têm de encerrar portas às 22:30 horas e há recolher obrigatório a partir das 23 horas.

“Em geral, as pessoas estão a cumprir”, adianta o sub-comissário Hugo Silva.

Depois de estacionar na Praça Rodrigues Lobo, a fiscalização da PSP começou nos cafés e restaurantes. Com uma acção pedagógica, os polícias lembraram as regras e a proibição de venda de bebidas alcoólicas sem acompanhamento de refeição. “Aproveitamos sempre para fazer sensibilização.”

“Embora não concorde com a hora de encerramento, a fiscalização da PSP é bem-vinda. Ajuda-nos a esclarecer algumas dúvidas. Noventa por centro das pessoas já tem consciência dos horários e tem isso em conta quando faz a reserva”, afirma José Ricardo, do restaurante Taberna na Praça. Na esplanada, um grupo de cinco pessoas (seis é o número máximo permitido por mesa) questionava se poderiam permanecer depois da hora do encerramento do restaurante.

José Ricardo revela: “Não. A esplanada faz parte do restaurante. Tudo tem de estar fechado às 22:30 horas” Os agentes prosseguem a ronda, sempre com alertas aos empresários do novo horário. “Ainda há muita confusão. Como as regras estão sempre a mudar, as pessoas nem sempre estão a par das alterações”, confidencia um dos agentes.

Aliás, uma das perguntas mais ouvidas foi: “22:30? Não era às 23 horas?”

Próxima paragem: Atlas Hostel. A porta estava encerrada, mas vários clientes estavam a sair. A PSP inspeccionou o local e alertou o proprietário para a hora de encerramento. Já passavam alguns minutos da hora do fecho, mas não havia refeições a serem servidas e os clientes estavam a pagar para sair. Ficou ainda o alerta para a falta de ventilação do espaço: “Não podem ter as janelas todas fechadas.”

Um cartão amarelo foi ‘mostrado’, com a advertência de que da próxima sai uma multa. O valor da coima para pessoa colectiva situa-se entre os 1000 e os dez mil euros, avisa a PSP.

“Esta parece ter sido u

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ