Sociedade

Nova estratégia de fiscalização permite à GNR detectar 6 crimes de poluição na bacia dos rios Lis e Lena

10 jul 2020 16:25

Há ainda registo de 19 infracções por más práticas relacionadas com a gestão de efluentes pecuários, que deram origem a processos contraordenacionais

nova-estrategia-de-fiscalizacao-permite-a-gnr-detectar-6-crimes-de-poluicao-na-bacia-dos-rios-lis-e-lena
Operação Clean Water está a decorrer desde Fevereiro
GNR

Os afluentes dos rios Lis e Lena têm margens com vegetação muito densa, mas um novo modelo de patrulhamento no interior dos recursos hídricos adoptado pela GNR permitiu mais eficácia na detecção de ilícitos relacionados com descargas directas e indirectas de efluentes provenientes da indústria transformadora, das actividades agrícolas e de pecuárias.

O Comando Territorial de Leiria da GNR anunciou hoje os resultados até à data da operação intitulada Clean Water, que arrancou em Fevereiro de 2020, nos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Batalha e Porto de Mós.

Destacam-se seis crimes de poluição que representam um aumento de 200% face a 2019.

Há também registo de 19 infrações por más práticas relacionadas com a gestão de efluentes pecuários, que deram origem a processos contraordenacionais.

Ao todo, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Leiria da GNR, foram fiscalizadas 432 pessoas colectivas e individuais.

De acordo com a GNR, todas as descargas ilegais identificadas foram cessadas e enviados os respectivos autos de notícia às entidades competentes.

A operação Clean Water foi desencadeada em resposta às sucessivas denúncias de alterações de características da bacia hidrográfica dos rios Lis e Lena e tem como prioridade travar as descargas directas e indirectas de efluentes provenientes da indústria transformadora, das actividades agrícolas e de pecuárias.

"Nesse sentido, tem vindo a ser exercido um reforço no patrulhamento dos recursos hídricos, levando a cabo ações diárias e ininterruptas de monitorização das linhas de água", refere a GNR, "as quais possibilitaram a detecção e cessação de vários delitos ambientais".

Para assegurar a monitorização de "todas as explorações agropecuárias situadas nesta região", as explorações pecuárias "foram identificadas e fiscalizadas com base em denúncias e informações recolhidas, com vista à verificação do cumprimento da legislação aplicável a este tipo de actividades".