Desporto

Tunha, o campeão europeu de futsal que é reforço do Burinhosa

17 ago 2018 00:00

É rei da Europa, chega d'Os Belenenses e diz encaixar perfeitamente no estilo agressivo do Burinhosa. No passado fim-de-semana já experimentou a sensação de jogar com aquela camisola.

tunha-o-campeao-europeu-de-futsal-que-e-reforco-do-burinhosa-9105

Em Fevereiro, Portugal festejou a bem festejar mais um título continental. Ano e meio depois do golo de Éder que valeu a conquista do Europeu de futebol, um grupo de 14 talentosos jogadores de futsal contornaram o favoritismo atribuído aos nossos vizinhos espanhóis e levaram mais uma bela taça para a sede da Federação Portuguesa de Futebol.

A história pareceu repetir-se. Só que em vez de ser o excepcional Cristiano Ronaldo a lesionar-se na final, foi o mágico Ricardinho que não pôde dar o contributo nos momentos decisivos da partida.

Muitos daqueles rapazes que fizeram história eram ilustres desconhecidos para comum português. Apenas o mago tinha – e tem - fama incontestável. Mas também havia o André Sousa, o João Matos, o Pedro Cary e o Bruno Coelho. O Bebé, o Vítor Hugo, o Fábio Cecílio e o André Coelho. O Márcio Moreira, o Pany Varela, o Tiago Brito e o... Tunha. É mesmo dele que vamos falar.

Garra e disponibilidade. Foram estas as características deste jogador que mais chamaram a atenção durante a competição que decorreu em Ljubljana. Não esteve muito tempo em campo durante o Europeu, é bem verdade, mas de falta de abnegação ninguém o pôde acusar.

Enquanto esteve em campo correu, correu e correu. Um altruísmo que quer pôr agora em campo ao serviço do… Burinhosa, naquele que será o quinto ano consecutivo do emblema na Liga SportZone, o escalão mais alto da modalidade em Portugal.

É verdade. O Tunha, o campeão europeu, vai jogar em 2018/19 na equipa orientada por Alex Pinto. O pivot, de 33 anos, decidiu transferir-se para o clube do pequeno lugar da freguesia de Pataias, cujo apreço à modalidade lhe valeu o epíteto de aldeia do futsal.

“Já no ano passado houve essa hipótese, mas decidi ficar em Lisboa, n'Os Belenenses. Este ano mostraram que me queriam ainda mais, senti essa vontade, e isso foi preponderante. Queremos estar onde mais nos querem, não é verdade?”

Mas há mais! O futsalista considera que a sua identidade “encaixa perfeitamente” na da equipa. “É muito agressiva e intensa, muito bem trabalhada pelo mister Alex Pinto. Por isso, não tinha razões para hesitar.”

O clube continua a crescer e esta temporada, além de Tunha, apostou na contratação de João Marçal, um nome histórico do futsal portugu&e

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ