Sociedade

Transporte a Pedido chega ao Agroal

30 jun 2016 00:00

Novo circuito do projecto Transporte a Pedido, em Ourém, entra amanhã em vigor e funcionará durante a época balnear.

transporte-a-pedido-chega-ao-agroal-4539

Entra, amanhã, dia 1 de Julho, em funcionamento um novo circuito do projecto Transporte a Pedido, que fará a ligação entre Ourém e o Agroal, servindo várias freguesias do concelho. A ligação estará em vigor até Setembro.

Este circuito funcionará da parte da tarde, com saída prevista de Ourém (mercado) para as 13 horas e chegada à praia fluvial às 14:10, servindo as povoações de Seiça, Alburitel, Gondemaria, Cercal Matas, Espite, Olival, Urqueira, Casal dos Bernardos, Rio de Couros e Ribeira do Fárrio. Ao final da tarde, a viagem de regresso tem início às 18:45 horas.

O tipo de transporte a utilizar – táxi, mini-autocarro ou autocarro – será definido em função da procura que o serviço tenha. O custo de cada viagem varia entre 1,60 e 5,10 euros, de acordo com a distância. Os utentes têm ainda a possibilidade de comprar carteiras de 10 bilhetes, que custam entre 11,20 e 37,70 euros.

O Transporte a Pedido é um serviço em que o passageiro tem que efectuar previamente a reserva de viagem, sendo que as viaturas afectas ao projecto só se deslocam às paragens que tiverem reservas. Estas, poderão ser efectuadas até às 15 horas do dia útil anterior ao dia da viagem, através de chamada gratuita para o número de telefone 800 209 226.

No concelho de Ourém, o projecto começou a funcionar em Março desde ano, com o objectivo de complementar a oferta de transportes públicos regulares. Actualmente, estão definidos 12 circuitos de ligação das povoações às extensões de saúde da zona norte do concelho, a funcionar em dias da semana específicos, “com horários de operação articulados com o período de atendimento de consultas médicas”, explica um comunicado da câmara. Estão também asseguradas ligações aos mercados semanais de Ourém e Freixianda.

Mais informação sobre o serviço disponíveis aqui