Economia

Transformam lojas em casas, mas esbarram no licenciamento

3 fev 2023 20:00

Tem vindo a aumentar o número de lojas e de escritórios convertidos em habitações. Mas o licenciamento da alteração pode ser moroso e há quem arrisque avançar sem autorização

transformam-lojas-em-casas-mas-esbarram-no-licenciamento
Licenciamento é uma dificuldade, constatam especialistas
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

A escassez de oferta e a subida dos preços das casas, quer para compra quer para arrendamento, contribuíram para uma tendência que começou por se vulgarizar em Lisboa, mas que também já se verifica no distrito de Leiria. Trata-se da conversão de lojas e de escritórios em habitações, mudança que, por ter de obedecer a vários critérios e ser muitas vezes morosa, acaba nalguns casos por acontecer sem a devida autorização.

Contudo, acredita a Associação Nacional de Proprietários, urbanistas e agentes de mediação imobiliária ouvidos pelo JORNAL DE LEIRIA, essa poderia ser uma saída virtuosa para o problema habitacional que o País enfrenta, e que poderia, eventualmente, decorrer com recurso a parcerias público- privadas.

“Loja transformada em T1, ao nível do Rés-do-chão, no centro da cidade”. Assim começa o anúncio que põe à venda, por 80 mil euros, um imóvel situado nas Caldas da Rainha. O “apartamento” tem 37 metros quadrados, wc, quarto com roupeiro, sala e cozinha equipada, aquecimento eléctrico e é vendido “como se encontra”.

Contactada pelo nosso jornal, a agência imobili&

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ