Sociedade

Tradição da Serração da Velha cumpriu-se na aldeia da Torre

7 mar 2024 12:29

Perdida nos anos 80, a tradição da Serração da Velha voltou a percorrer as ruas da aldeia da Torre, no concelho da Batalha, com muito barulho e alegria à mistura

Inês Gonçalves Mendes

Tachos e panelas, chocalhos, recipientes com pedras ou paus. Tudo o que fizesse barulho era bem-vindo para a Serração da Velha, tradição cumprida ontem à noite na aldeia da Torre, antiga aldeia da Torre da Magueixa, com muito bom-humor à mistura.

Perdida nos anos 80, a tradição da Serração da Velha regressou àquela aldeia do concelho da Batalha em 2022, pelas mãos do projecto Aldeia Pintada, e ontem voltou a realizar-se a serenata de barulho.

Em grupo, os participantes visitaram as casas das pessoas mais velhas da Torre que, como diz a tradição, são escolhidos por serem aquelas que estão mais perto da morte. Por isso, são os ‘alvos’ deste costume.

Mal abriam a porta, estes idosos foram recebidos sempre com a mesma frase: “Oh velho/a, o que dás pró enterro?”.

Perante esta pergunta, cada um tinha de dar qualquer coisa, fosse vinho, chouriças ou qualquer outro alimento que ali tivessem à mão.

A Serração da Velha acontece, por norma, na terceira quarta-feira da Quaresma. Os habitantes da Torre já sabiam que a Aldeia Pintada ia levar esta tradição para a rua e, como todos se conhecem, alguns já tinham preparadas as ofertas para os ‘serradores’.

Mais do que uma brincadeira, a Serração da Velha torna-se uma forma de combater a solidão e, ao mesmo tempo, dá mais vida à aldeia.

O JORNAL DE LEIRIA acompanhou esta tradição, agora recuperada pelos ‘filhos da terra’.

Leia a reportagem na próxima edição impressa do JORNAL DE LEIRIA, a 14 de Março.