Desporto

Títulos nacionais de 'cross country' decidem-se este fim de semana na Mata dos Marrazes

28 set 2022 15:41

Mais de 600 ciclistas de BTT vão participar nos Campeonatos Nacionais de cross country olímpico (XCO) e de cross country curto (XCC)

titulos-nacionais-de-cross-country-decidem-se-este-fim-de-semana-na-mata-dos-marrazes
Marrazes recebe as principais provas da modalidade
FPC

Os títulos dos Campeonatos Nacionais de cross country olímpico (XCO) e de cross country curto (XCC) disputam-se entre 600 atletas, este fim-de-semana, na Mata dos Marrazes, no concelho de Leiria.

Consideradas as principais provas de BTT, em destaque na agenda do ciclismo nacional, são organizadas pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pelo Sport Clube Leiria e Marrazes.

O tiro de partida é dado no sábado de manhã, às 9:15 horas, com o Campeonato Nacional de XCC que vai decorrer numa pista de 1.500 metros, onde serão discutidos os títulos de elite, juniores, cadetes e masters. 

Ao início da tarde, a partir das 15:30 horas, corre-se a primeira edição do Campeonato Nacional de XCO para juvenis. Numa pista de 2.500 metros, os corredores do último ciclo das categorias de escolas terão a oportunidade de conquistar o primeiro título nacional da carreira desportiva.

Para domingo, está prevista uma agenda mais preenchida que ocupará a totalidade da pista da Mata dos Marrazes, num perímetro de 4.900 metros.

Ao início da manhã, a partir das 9 horas, correm os cadetes, masculinos e femininos.

Segue-se, às 10:45 horas, a competição para os juniores masculinos e para as diferentes categorias femininas.

A prova de masters e de paraciclismo está guardada para o final da manhã, a partir das 12:30.

A fechar o fim-de-semana de competição, arranca às 14:30 horas a disputa dos títulos de elite e de sub-23 masculinos.

Inicialmente as provas estavam agendadas para meados de Julho, mas foram adiadas para o primeiro fim-de-semana de Outubro devido ao risco de incêndio daquele período. 

A pista permanente de cross country da Mata dos Marrazes foi a primeira a ser construída no País.