Sociedade

Praticantes de BTT vão de mochila às costas entregar solidariedade

1 set 2022 16:41

Quatro instituições de Leiria eleitas para presente de Natal

praticantes-de-btt-vao-de-mochila-as-costas-entregar-solidariedade
Agostinho Rodrigues é o mentor da ideia solidária
DR

Um grupo de praticantes de BTT da região está a preparar-se para entregar bens alimentares e de higiene a quatro instituições de Leiria no início de Dezembro.

A ideia partiu de Agostinho Rodrigues, que rapidamente desafiou José Carlos Nunes para se juntar a ele e ambos criaram a página Mochila às Costas.

O passa a palavra entre os praticantes de BTT foi rolando à medida que as bicicletas percorriam os vários trilhos em conjunto e a sementinha do projecto foi crescendo, sendo agora mais de 100 participantes.

A Mochila às Costas foi inspirada num evento de futebol, no qual os adeptos levavam um brinquedo e, no final, este era depositado no relvado para ser oferecido a crianças desfavorecidas. “Optámos por entregar bens alimentares e produtos de higiene directamente às instituições”, afirma.

A iniciativa prevê que cada praticante de BTT que aderiu à iniciativa possa encher as mochilas com o máximo de bens e em Dezembro deslocar-se às instituições escolhidas para esvaziar as suas malas e trazer o coração cheio de satisfação pela solidariedade.

O Colégio D. Dinis - Internato Masculino de Leiria, o Lar de Santa Isa- DR bel, a Oásis – Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração e o Centro de Acolhimento de Leiria foram as instituições escolhidas para receberem os bens. “Ainda não sabemos o dia certo em que iremos entregar os bens, mas será num dos feriados de Dezembro – 1 ou 8 – ou no primeiro fim-de-semana. Aguardamos ainda por uma resposta da Câmara de Leiria para saber se temos apoio logístico”, adianta.

O desportista revela ainda que a ajuda está aberta a todos quantos queiram participar. “Temos a contribuição ‘fora da caixa’ para pessoas que não andem de bicicleta, mas que queiram doar bens. Uma carrinha irá acompanhar-nos no dia e levar esses donativos às instituições”, explica.

Agostinho Rodrigues espera ainda que esta iniciativa possa “incentivar outras pessoas para mais acções de solidariedade”