Viver

Tindersticks, Mão Morta, Rodrigo Leão, Shakespeare, o difícil é escolher

4 jan 2020 09:00

Destaques na agenda cultural da região

tindersticks-mao-morta-rodrigo-leao-shakespeare-o-dificil-e-escolher
Tindersticks
dr
Jacinto Silva Duro

O primeiro trimestre do ano que agora começou, promete muito na área cultural. Há espectáculos para todos os tipos de público e apostas em grandes nomes da música e do teatro, nas principais salas do distrito.

Embora peque por defeito, por força de as agendas municipais ainda não estarem completas ou ainda não terem sido apresentadas, elegemos uma lista com alguns dos principais motivos para ir às salas de espectáculo nos próximos meses.

Destacamos, na música, os concertos de Mão Morta e Tindersticks, em Leiria, o de Rodrigo Leão, nas Caldas da Rainha, e os de Momo e The Black Mamba, na Marinha Grande.

Quanto ao teatro, As obras completas de William Shakespeare em 97 minutos, em Leiria, e os Encontros de Teatro de Pombal são incontornáveis.

Caldas da Rainha

O Centro Cultural e de Congressos (CCC) abre o ano, no dia 11, com um concerto com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, conduzida pelo maestro Bruno Borralhinho.

No dia 17, há Janeiro Sessions Live Tour, com António Zambujo, onde o músico recebe amigos na sala de estar, para uma noite de música e conversa descontraída.

No dia 8 de Fevereiro, o Dr. Jovem Conservador de Direita responde à pergunta "a realidade é de direita, a economia é de direita, as pessoas importantes são de direita... Mas porque é que a cultura é de esquerda?”, no espectáculo Supremacista Cultural.

No dia 7 de Março, Rodrigo Leão regressa ao palco do CCC com O Método.

Leiria

No dia 4, sábado, às 21:30 horas, há Concerto de Ano Novo, no Teatro José Lúcio da Silva, com a Banda Sinfónica da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria.

A celebrar a oitava temporada de existência, com direcção artística a cargo das Bandas Filarmónicas da Bidoeira e Bajouca, a Banda Sinfónica convida o maestro brasileiro Darío Sotelo para ajudar nas boas-vindas a 2020.

No dia 10, o teatro será palco de uma sessão de standup, com o humorista Luís Franco Bastos, às 21:30. O espectáculo a solo chama-se Consciente.

No dia seguinte, 11, à mesma hora, celebra-se o XVI Aniversário do Coro Ninfas do Lis, de Leiria, com um concerto com a participação do quarteto de jazz os Sete às Nove.

A 18 de Janeiro, há mais teatro com uma peça que soma êxitos desde que subiu, pela primeira vez ao palco, em 1996. As obras completas de William Shakespeare em 97 minutos, será o espectáculo comemorativo do 54.º aniversário do Teatro José Lúcio da Silva e retrata as tragédias, as comédias, as peças históricas e até mesmo os sonetos, do mestre Shakespeare.

No mesmo dia, o Teatro Miguel Franco recebe o piano a quatro mãos de Bruno Belthoise e João Costa Ferreira. Os pianistas unem-se num corpo musical único, para interpretar obras de Georges Bizet, Victorino D’Almeida, Sérgio Azevedo, Fernando Lopes-Graça, Carlos Marecos e Gabriel Fauré.

No dia 30, a celebração volta a ser da música, no Teatro José Lúcio da Silva, desta vez com o aclamado novo disco dos Mão Morta. A histórica banda portuguesa apresenta No Fim Era o Frio, uma narrativa distópica sonora “onde conceitos como aquecimento global ou subida das águas do mar servem de ponto de partida e cenário para um questionar e decompor de diferentes paradigmas do quotidiano”.

No primeiro trimestre, um dos momentos mais aguardados será o concerto com os londrinos Tindersticks, no dia 20 de Fevereiro. Neste concerto já quase esgotado, os músicos celebram 26 anos de carreira, agora que estão a gravar o seu 11.º álbum.

Março chegará com um espectáculo que junta no mesmo palco a Orquestra Jazz de Leiria com Miguel Araújo, no dia 14.

A Stereogun recebe no dia 15 de Fevereiro, em formato oneman band, Paulo Furtado, The Legendary Tigerman e, no dia 7 de Março, mais uma lenda da música nacional; os Peste e Sida.

Marinha Grande

A Casa da Cultura – Teatro Stephens,no dia 4, acolhe um Concerto de Ano Novo, de entrada gratuita, mas sujeito à lotação da sala, pela Orquestra Juvenil da Marinha Grande e Orquestra de Guitarras.

No dia 10, sobe ao palco o cantor e compositor Momo, alter-ego de Marcelo Frota, cujo disco I, composto em parceria com o escritor e poeta Thiago Camelo, acabou por ser escolhido como primeiro single de um disco produzido pelo músico Marcelo Camelo.

No dia 17, a banda The Black Mamba faz uma paragem na Marinha Grande, no âmbito da Good Times Tour, e no dia 18, recebe A Bela e o Monstro, pelo Teatresco - Grupo de Teatro de Vieira de Leiria.

Pombal

Além da 7.ª edição da Oficina de Teatro que acontece de 3 de Janeiro a 9 de Fevereiro, o Teatro Amador de Pom- bal (TAP) organiza, com o apoio da Câmara e Junta de Freguesia de Pombal, mais uma edição do Encontro de Teatro.

No dia 10, o Teatro-cine de Pombal, recebe as Marionetas da Feira com o espectáculo De se Tirar o Chapéu e, no dia seguinte, será a vez de o TAP levar à cena 9 Mulheres, uma comédia protagonizada apenas por mulheres, a partir da Lisístrata, de Aristófanes.

A edição deste ano encerra com Para ti, Sophia, pela companhia de teatro Acert, no dia 12, às 17 horas. (Preço dos bilhetes: dois euros)

Porto de Mós

Janeiro e Fevereiro são os meses que a vila de Porto de Mós dedica ao Teatremos – Festival de Teatro de Porto de Mós. Ao fim-de-semana, sempre às 21:30 horas, o Cine-teatro local abre o palco aos vários grupos cénicos do concelho até ao dia 1 de Fevereiro.

No dia 4, sábado, a edição deste ano do certame arranca com A Tempestade, peça encenada pel’Os Miúdos da Serra. No dia 10, será a vez de o Trupêgo, Grupo de Teatro de Porto de Mós, subir à cena com a peça É nesse dia que começa o Outono e o Par de Cincos, no dia 11, estreia no cine-teatro o espectáculo Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades.