Sociedade

Terceiro lugar da Marinha Grande no anuário financeiro resulta de “gestão rigorosa”

8 nov 2022 12:20

A melhor pontuação foi atingida pelo município de Sintra (1.600 pontos num máximo possível de 1.800), seguida por Santa Maria da Feira (1.511) e Marinha Grande (1.501)

terceiro-lugar-da-marinha-grande-no-anuario-financeiro-resulta-de-gestao-rigorosa
Situação financeira equilibrada é "essencial” para “investir"
Ricardo Graça/Arquivo

“A boa classificação atribuída ao Município da Marinha Grande no Anuário Financeiro deixa-nos satisfeitos, porque evidencia a gestão rigorosa e criteriosa dos dinheiros públicos”, destaca o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, face à terceira melhor pontuação obtida no ranking global do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

Segundo o autarca, a “existência de uma situação financeira equilibrada é essencial” para permitir “investir nos projectos que se dirigem à satisfação das necessidades dos munícipes e empresas, que têm em consideração a situação social, a sua qualidade de vida e o desenvolvimento económico”.

Aurélio Ferreira adianta que "também procurado candidatar projectos a fundos comunitários, para rentabilizarmos investimentos e potenciarmos as medidas de financiamento do Governo e da União Europeia em prol da coesão e desenvolvimento territorial”.

Segundo o Anuário, 43 dos 74 municípios com desempenho satisfatório obtiveram uma pontuação entre 50% e 70% da pontuação máxima possível (1.800 pontos).

O ranking global da prestação dos municípios apresenta apenas as 100 autarquias que obtiveram as melhores prestações.

A melhor pontuação foi atingida pelo município de Sintra (1.600 pontos num máximo possível de 1.800), seguida por Santa Maria da Feira (1.511) e Marinha Grande (1.501).

Apenas 74 (24%) dos 308 municípios apresentaram em 2021 “um nível satisfatório de eficácia e eficiência financeira”, segundo o ‘ranking’ global do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, divulgado na segunda-feira.

De acordo com o documento, foram 74 os municípios que apresentaram um nível satisfatório com base na conjugação de nove indicadores, ao obterem uma pontuação total superior ou igual a 50% da pontuação global.

“Em face deste cômputo, a situação não foi muito favorável aos restantes 234 municípios (76% do total do universo), os quais apresentaram uma pontuação global inferior a 50% da pontuação total do ‘Ranking Global’, isto é, uma pontuação inferior a 900 pontos”.

Apenas sete municípios tiveram pontuação igual ou superior a 80%: três deles foram municípios de grande dimensão (Sintra, Santa Maria da Feira e Maia), dois de média dimensão (Marinha Grande e Abrantes) e dois de pequena dimensão (Santana – Madeira - e Grândola).

Segundo o documento, em 2021, nos 100 municípios com melhor classificação, 14 são de grande dimensão, 34 de média dimensão e 52 de pequena dimensão.

Em termos de distritos, Aveiro, Faro, Leiria e Lisboa têm metade ou mais de metade dos seus municípios na lista dos 100 melhores do país em termos de eficácia e eficiência financeira.