Covid-19

Tecfil fechada até domingo devido a surto de Covid-19

17 mar 2021 13:40

Empresa de fios da Marinha Grande

tecfil-fechada-ate-domingo-devido-a-surto-de-covid-19
Tecfil
DR
Raquel de Sousa Silva

 A Tecfil vai estar fechada pelo menos até domingo, devido a um surto de Covid-19. Ontem, terça-feira, eram 58 os casos positivos. Paulo Valinha, administrador da empresa produtora de fios, da Marinha Grande, disse ao JORNAL DE LEIRIA que o fecho da produção vai provocar atrasos em algumas encomendas urgentes, mas considerou que a situação “é gerível”.

“O mais importante é salvaguardar a saúde das pessoas, que estão em primeiro lugar”, notou.

Depois de notar em alguns colaboradores sintomas que poderiam indicar a presença da infecção, a administração resolveu, na sexta-feira passada, testar 90 pessoas, tendo sido detectado o surto, explica o gestor. “Os primeiros resultados levaram-nos imediatamente a parar a laboração”.

Desde Outubro que a Tecfil testa semanalmente 30 pessoas, aleatoriamente, para despistar eventuais casos. Até agora só tinha havido três positivos, nenhum grave.

“A empresa foi desinfectada e higienizada no domingo pela GNR”, disse à Lusa Clarisse Bento, médica de saúde pública.

A reabertura da unidade, que produz vários tipos de fios técnicos para diversos sectores de actividade, será analisada em parceria com as autoridades de saúde, adianta o administrador.

No comunicado que a Tecfil publica na edição de amanhã do JORNAL DE LEIRIA, a empresa “reconhece o enorme alarme social que a presente situação vivida veio trazer à comunidade”, notando que  “todavia, tudo fez para que o surto não tivesse ocorrido, não compreendo como é que o mesmo surgiu de uma forma tão espontânea e rápida, estando a trabalhar na obtenção de respostas”.

Salienta que “a empresa já está a trabalhar no reforço, revisão e actualiza­ção do plano de contingência, que terá como consequências, entre outras, a intensificação dos meios de rastreio, tanto ao nível quantitativo como qualitativo, tudo por forma a tentarmos não ser surpreendidos com novos surtos desta magnitude”.