Viver

Teatros de Leiria e Ourém vão ter novo equipamento digital para cinema

21 jan 2023 11:45

Investimento de 450 mil euros beneficia Teatro José Lúcio da Silva e mais duas salas

teatros-de-leiria-e-ourem-vao-ter-novo-equipamento-digital-para-cinema
Director do TJLS admite instalação do sistema DCP ainda em 2023
DR

O Teatro José Lúcio da Silva e o Cine-Teatro de Monte Real, ambos no concelho de Leiria, mas também o Teatro Municipal de Ourém, vão receber novo equipamento de projeção digital de cinema (DCP) e de vídeo.

O investimento, de 150 mil euros para cada um das três salas, totaliza 450 mil euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A assinatura dos contratos de financiamento – entre o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) do Ministério da Cultura e os beneficiários da Medida PRR – Modernização da Infraestrutura Tecnológica da Rede de Equipamentos Culturais do PRR – realizou-se ontem, em Aveiro, com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Considerado o sistema de distribuição e exibição mais usado no mundo, o Digital Cinema Package (DCP), que funciona também como arquivo, já está instalado no Teatro Miguel Franco, em Leiria, desde meados de 2019.

Agora, incluindo o Teatro José Lúcio da Silva, o Cine-Teatro de Monte Real e o Teatro Municipal de Ourém, são contempladas 42 salas da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e um total de 155 espaços, num investimento global de 23,2 milhões de euros.

Um dos objectivos do Ministério da Cultura é a circulação do cinema português em suporte digital, ou seja, “a fruição pública em todo o país das obras digitalizadas”, fora da Cinemateca.

“A experiência de ver cinema em sala enfrenta hoje dificuldades e ameaças, mas ver cinema em casa não é a mesma coisa, sendo a cultura no espaço público instrumental para criar o espírito de pertença à comunidade”, afirmou Pedro Adão e Silva, citado pela agência Lusa.

Será mais fácil com estes equipamentos aceder, em todo o território, ao património fílmico nacional e ver as mesmas escolhas”, observou.

O contrato assinado entre o GEPAC e o Município de Leiria, segundo José Pires, director do Teatro José Lúcio da Silva, abrange equipamento digital de som e imagem que pode ser aproveitado para espectáculos, conferências e eventos, além do cinema.

Está pedido para 30 de Junho, mas acho difícil, são imensas salas”, comenta ao JORNAL DE LEIRIA.

“Os prazos de entrega estão com oito meses”, confirma João Aidos, director do Teatro Municipal de Ourém.

Será possível aceder a alguns filmes “de forma mais imediata” e, por outro lado, esperam-se melhores condições para a experiência dos espectadores, incluindo a tecnologia 4K.

“A DCP é uma técnica de projecção completamente diferente, tem outra qualidade”, explica João Aidos.

O Plano de Recuperação e Resiliência na área da cultura dispõe de um montante global de 243 milhões de euros, dos quais 150 milhões destinados a valorização, salvaguarda e dinamização do património cultural e 93 milhões para transição digital das redes culturais.