Economia

Tarde de sexta-feira livre reduz absentismo e aumenta produtividade

18 set 2021 11:45

Em muitas empresas da região não se trabalha à sexta-feira de tarde. A medida contribui para motivar trabalhadores, reduz o absentismo e aumenta a produtividade

tarde-de-sexta-feira-livre-reduz-absentismo-e-aumenta-produtividade
Na Henriques e Henriques, cerca de 45 trabalhadores têm a tarde de sexta livre
DR
Raquel de Sousa Silva

Permite uma melhor conciliação entre a vida profissional e familiar, reduz o absentismo e contribui para o aumento da produtividade.

Estas são as principais vantagens de um horário de trabalho semanal com a tarde de sexta-feira livre, dizem os responsáveis de várias empresas da região onde a medida é praticada.

“Há mais de 20 anos” que na AL – Material Eléctrico, da Marinha Grande, os trabalhadores das secções de moldes, manutenção, montagem e embalagem têm a tarde de sexta-feira livre, explica o administrador.

Augusto Lopes adianta que para o pessoal do escritório a tarde de sexta livre acontece de duas em duas semanas, mas que a medida não se aplica nas secções que trabalham por turnos. “Não é possível”, diz.

As horas da sexta-feira são distribuídas pelos outros dias da semana, permitindo aos trabalhadores ficar com uma tarde livre, para “tratarem dos seus assuntos”. Desta forma, “não pedem para tirar horas” no resto da semana e por norma não faltam ao trabalho, diz o empresário.

Também na Henriques e Henriques esta medida foi implementada “há muitos anos”. Patrícia Gonçalves, responsável pela área de recursos humanos, explica que o objectivo foi “reduzir o absentismo”, já que “era comum as pessoas tirarem horas para resolver determinados assuntos”.

A partir do momento em que passaram a ter a tarde de sexta-feira livre, tal deixou de acontecer. “Este horário interessa bastante. Prolonga o fim-de-semana e em termos de produtividade não notámos que tenha afectado negativamente, antes pelo contrário”, diz a profissional.

A tarde de sexta livre aplica-se sobretudo aos trabalhadores da parte fabril desta empresa de reservatórios metálicos, de Ourém, “mas também existe a possibilidade de ser usufruída pelo pessoal do escritório”, diz Patrícia Gonçalves, que já praticou es

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ