Sociedade

Smart Motard Jacket vence final do Concurso Intermunicipal de Ideias

22 mar 2016 00:00

O projecto Smart Motard Jacket venceu a final do Concurso de Ideias de Empreendedorismo da CIMRL (Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria), que decorreu na passada quinta-feira, dia 17, na Marinha Grande.

Ao todo, foram expostas dez ideias vencedoras dos concursos municipais e o projecto Escolas Solidárias, da Fundação EDP.

Os alunos António Silva, Emanuel Antunes e Manuel Prata da ETAP (Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal) apresentaram um casaco que, através da tecnologia LED e sem fios, permite sinalizar nas costas de um motociclista as manobras de condução do veículo.

Os alunos e a professora responsável pelo Smart Motard Jacket, Célia Pereira, ganharam uma Missão Empreendedora a Madrid durante quatro dias.

O júri era composto por representantes da Fundação EDP, da Associação Nacional De Jovens Empresários, do Instituto Politécnico de Leiria, do Programa Portugal Inovação Social e da Fundação Caixa Agrícola de Leiria.

À margem do concurso, a ideia Bengala Inteligente, dos alunos da ETPZP (Escola Tecnológica e Profissional Da Zona Do Pinhal), de Pedrógão Grande, foi premiada com um cheque de 200 euros, por se enquadrar na filosofia de projectos de acção social da Fundação Caixa Agrícola de Leiria.

O programa de Empreendedorismo nas Escolas da CIMRL foi criado com o objectivo de desenvolver uma estratégia integrada para a promoção do espírito empreendedor dos mais jovens na Região de Leiria e foi objecto de candidatura ao Programa Operacional Regional Centro 2020.

O evento contou com a presença de cerca de 230 pessoas e foi apresentada por Alexandre Almeida, da GesEntrepreneur.