Economia

Simpósio de Fruticultura debate transições digital e energética em Alcobaça

29 jan 2023 09:00

Desafio do aumento dos preços da electricidade, combustíveis e transportes, e a escassez de água em debate

simposio-de-fruticultura-debate-transicoes-digital-e-energetica-em-alcobaca
Sector horto-frutícola duplicou o valor das exportações na última década
Skylar Zilka@Unsplash

O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel acolherá, entre 9 e 10 de Fevereiro, o 5.º Simpósio Nacional de Fruticultura, na cidade onde o evento aconteceu pela primeira vez.

O desafio provocado pelo aumento dos preços de factores de produção, como a electricidade, combustíveis e transportes, e a escassez de água, serão alguns dos temas debatidos, além da busca de novas e mais eficientes formas de produção, com aposta na inovação para o aumento da eficiência e competitividade.

Segundo informação disponibilizada pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH), o sector horto-frutícola duplicou o valor das exportações na última década, em resultado da sua modernização tecnológica e organizacional, aliada ao uso eficiente dos factores de produção.

“Contribuindo também para a criação de emprego e, consequentemente, para o aumento da sua importância para o PIB nacional.”

Nos últimos dois anos de pandemia, a agricultura manteve o seu nível de actividade, demonstrando capacidade de resiliência e profissionalismo, conseguindo manter a cadeia de abastecimento, num momento onde outras actividades económicas foram forçadas a abrandar.

Nesta edição do simpósio, a organização promoverá o intercâmbio entre investigadores, técnicos e agentes do sector, com um espaço de debate e de divulgação científica e tecnológica.

“Espera-se apresentar os últimos desenvolvimentos tecnológicos que têm ocorrido e que serão a chave para a manutenção do sucesso da fruticultura nacional”, pelas transições digital e energética da fileira.

A organização conjunta cabe à APH, ao Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional - Centro de Competências, ao Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, à Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e ao Município de Alcobaça.