Sociedade

Trufas e bombons de medronho conquistam prémio de inovação

29 jul 2022 10:47

Iguarias foram apresentadas a concurso num evento de tecnologias alimentares e distinguidas na categoria “Potencial de Mercado”

trufas-e-bombons-de-medronho-conquistam-premio-de-inovacao
Os novos produtos serão colocados no mercado em breve
DR

Dois novos produtos desenvolvidos em parceria por uma spin-off do Politécnico de Leiria e uma chocolataria de Vila Nova de Famalicão, que têm o medronho como principal ingrediente, foram recentemente premiados no concurso Food Fab Lab, na categoria “Potencial de Mercado”, no âmbito do Inov.Linea – Tecnologias Alimentares.

“Há algum tempo que pretendia criar um chocolate de medronho e andava já a trabalhar numas formulações de medronho. Quando conheci a SIM Chocolate, propus uma parceria, juntando assim o meu know-how ao know-how da Susana Azevedo. Começámos a desenvolver estes produtos em maio de 2021 e, no início deste ano, chegámos às formulações finais”, explica em comunicado Rui Lopes, docente e investigador do CiTechCare do Politécnico de Leiria e sócio-gerente da Medronho & Canela, a spin-off também responsável pelo já conhecido pão de medronho.

Para Susana Azevedo, proprietária da SIM Chocolate, as novas trufas e  bombons têm a “fórmula certa para conquistar os amantes de chocolate e de medronho”. “Estou certa que vão ser dois produtos muito bem aceites. A trufa é muito crocante e cremosa, tendo um recheio com preparado de medronho. Já os bombons são tri-sabor, tendo três camadas. A camada exterior é feita de chocolate, depois tem o preparado de medronho juntamente com caramelo e medronho, e uma ganache de chocolate e medronho com canela”, explica, acrescentando que a parceria entre a Medronho & Canela e a SIM Chocolate “resultou na perfeição”.

Os produtos não estão ainda disponíveis no mercado, no entanto, serão lançados em breve, prevendo-se a comercialização de caixas mistas, compostas por trufas e bombons.