Economia

Sete milhões para colocar rochas ornamentais entre as indústrias de tecnologia intensiva

20 jul 2018 00:00

Projecto resulta da “necessidade em evidenciar a capacidade dinâmica do sector das rochas ornamentais na Era 4.0”

sete-milhoes-para-colocar-rochas-ornamentais-entre-as-industrias-de-tecnologia-intensiva-8942
Raquel de Sousa Silva

O sector das rochas ornamentais está apostado em desenvolver técnicas e tecnologias que reorientem o modelo de operações para a chamada Indústria 4.0, encontrando-se a implementar um projecto mobilizador com esse fim.

Trata-se do Inovstone 4.0 – Tecnologias Avançadas e Software para a Pedra Natural, integrado no Plano de Acção do Cluster dos Recursos Minerais, e no âmbito do qual vão ser investidos mais de sete milhões de euros entre 2017 e 2019.

O Inovstone, que na semana passada esteve em foco no âmbito do evento Stone Innovation Fest, resulta da “necessidade em evidenciar a capacidade dinâmica do sector das rochas ornamentais na Era 4.0” e de orientar o seu modelo de produção para operar de forma competitiva no contexto do novo modelo de procurement, que resultará da generalização internacional das platatormas digitais Building Information Model (BIM) na cadeia de abastecimento da arquitectura, engenharia e construção.

“Concluiu-se que só as fábricas que operarem em modo Indústria 4.0 é que conseguirão responder a este desafio”, explicou ao JORNAL DE LEIRIA Agostinho Silva, líder do consórcio Inovstone, que envolve 17 empresas e oito centros de investigação universitários.

Estão já em curso 24 soluções técnicas e tecnológicas que “colocarão as rochas ornamentais no mesmo patamar das indústrias de tecnologia intensiva, como a aeronáutica”, refere um comunicado do consórcio.

Para Agostinho Silva, a aplicação destas soluções é ilimitada. Poderão ser aplicadas “nas mais variadas áreas e sectores, modelos digitais de pedreiras, novas plataformas de smart objects, robots e sistemas para a perfuração e exploração smart de pedreiras, sistemas de logística robotizados, tecnologias de laboratório mais adequadas ao procurement digital pela introdução gradual da tecnologia BIM, tecnologias de transformação de rochas ormanentais, em rede e utilizando sistemas ciber-físicos e tecnologias inteligentes de processamento de materiais, assim como em tecnologias ambientais que permitirão que esta indústria tenha ainda mais uma economia circular, ligada à sustentabilidad

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ