Sociedade

Sem sair do papel, ETES já custou quatro milhões de euros

15 jan 2021 12:12

Verba gasta ao longo dos anos em estudos e terrenos para construir estrutura para tratar os efluentes suinícolas da região.

sem-sair-do-papel-etes-ja-custou-quatro-milhoes-de-euros
Ministro do Ambiente revelou recentemente que a ETES não vai, afinal, ser construída. Em Fevereiro, deverá ser anunciada a alternativa
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Quatro milhões de euros… É este o valor aproximado do montante que já foi gasto na Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES) do Lis, um projecto que Governo, pela voz do ministro do Ambiente, acaba de deixar cair, alegando “falta de compromisso dos suinicultores” para aderirem ao projecto.

Para Fevereiro, está, entretanto, prometido o anúncio da solução preconizada pela tutela para um problema que se arrasta há décadas. De acordo com dados fornecidos ao JORNAL DE LEIRIA por David Neves, presidente da Recilis, empresa de Tratamento e Valorização de Efluentes, esta entidade recebeu “uma comparticipação de um milhão de euros de dinheiro público”, transferido “mediante a entrega de comprovativos, controlado até ao último cêntimo”.

A essa verba, somam mais de dois milhões de euros “investidos pelo sector” no âmbito do processo da ETES. O dirigente explica que esse dinheiro foi aplicado na compra de terrenos, no dossier da avaliação de impacto ambiental, em estudos técnicos em áreas como a arqueologia, por exemplo, em apoio jurídico e na análise de propostas para o concurso da obra, que, “por decisão do Governo”, acabou por cair por terra.

O número

1100

metros cúbicos é a quantidade aproximada de efluente suinícola produzido diariamente nos concelhos abrangidos pela bacia hidrográfica do Lis.

Já em 2019, depois de o Governo, através dos Ministérios do Ambiente e da Agricultura, ter chamado a si o processo, foi anunciada a transferência de um milhão de euros do Fundo Ambiental para a Á

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ