Abertura

Sem-abrigo, um problema social que se agrava na região

26 jan 2023 18:30

O número de pessoas em situação de sem-abrigo tem vindo a crescer na região, assumindo dimensões de “catástrofe” na Marinha Grande. Crise, doença, adicção e imigração têm feito disparar os casos

sem-abrigo-um-problema-social-que-se-agrava-na-regiao
Para muitas pessoas não resta a alternativa se não ocupar casas e fábricas abandonadas
Ricardo Graça
Daniela Franco de Sousa e Maria Anabela Silva

Algumas pessoas cruzaram países na esperança de encontrar trabalho e uma vida melhor noutras paragens, mas à chegada depararam-se com a falta de habitação. Outras deixaram simplesmente de conseguir fazer face a uma crise crescente, foram despejadas das casas onde moravam e não têm outro espaço onde possam viver. E há também quem se tenha deixado enlear pelas teias de uma adicção, que lhes consumiu todos os bens até nada restar. Nem mesmo um tecto.

São muitos os motivos que têm levado ao aumento do número de pessoas em situação de sem-abrigo na região, sendo que nalguns concelhos, como é o caso da Marinha Grande, a situação atingiu proporções “catastróficas”, com os casos a duplicar em menos de um ano. São hoje perto de 70.

Com ordem de despejo e sem dinheiro para a renda
André e Maria são os nomes escolhidos por quem, temendo o estigma, aceitou partilhar a sua história, mantendo o anonimato. Ele tem 50 anos e ela 62 e ambos são aposentados devido a doença mental. Moram

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ