Sociedade

SEF detecta oito estrangeiros ilegais em Leiria e ordena saída do País

22 jan 2018 00:00

SEF realiza acções de fiscalização na zona centro

sef-detecta-oito-estrangeiros-ilegais-em-leiria-e-ordena-saida-do-pais-8003

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) realizou, nos últimos dias, cerca de duas dezenas de acções nos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, tendo notificado oito pessoas em Leiria para abandono do País. 

Segundo nota de imprensa do SEF, no total, foram identificados cerca de 240 cidadãos, 147 dos quais de nacionalidade estrangeira. 

Destes, verificou-se que 22 estavam em situação documental irregular em território nacional. 

Quatro foram notificados para comparência no SEF, 17 (oito em Leiria, oito em Aveiro e um em Coimbra) foram notificados para abandono voluntário do país sob pena de, não o fazendo, puderem ser objecto de procedimentos administrativos de afastamento e outro, em Viseu, foi detido por permanência irregular e presente a tribunal. 

Foi ainda detido, em Coimbra, um cidadão estrangeiro para notificação de acusação, ao abrigo de mandado judicial, refere o SEF.

Foram também instaurados sete processos de contra-ordenação às entidade patronais que tinham ao seu serviço cidadãos estrangeiros em situação irregular, a que podem corresponder coimas com valores totais entre 18 e 90.000 euros.

O SEF informou que as acções decorreram no âmbito do controlo da permanência de cidadãos estrangeiros em situação irregular e da prevenção e combate a fenómenos associados à exploração de imigrantes, designadamente relacionadas com a prática dos crimes de auxílio à imigração ilegal, utilização da actividade de cidadão estrangeiro em situação irregular e tráfico de pessoas.

A fiscalização decorreu na via pública, em terminais de transportes, unidades fabris, estabelecimentos de pequeno comércio e retalho e em unidades hoteleiras.