Sociedade

Sapadores de Leiria colocam ambulância de socorro no quartel dos Cardosos

1 out 2021 14:51

Solução provisória enquanto se procura alternativa "de futuro” para a operacionalidade do quartel, que deixou de ser assegurada pelos Bombeiros Voluntários de Leiria.

sapadores-de-leiria-colocam-ambulancia-de-socorro-no-quartel-dos-cardosos
Quartel serve as freguesias de Arrabal, Caranguejeira e Santa Catarina da Serra e Chainça
DR

Uma ambulância e respectiva equipa dos Bombeiros Sapadores de Leiria vai, durante este mês de Outubro, assegurar, 24 horas por dia, o serviço de socorro no quartel da Associação dos Amigos da Secção de Bombeiros do Sul do Concelho de Leiria (ASBSCL), nos Cardosos.

A unidade abrange as freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça, Arrabal e Caranguejeira, com a parte operacional a ser assegurada, até agora, pelos Bombeiros Voluntários de Leiria, que esta sexta-feira deixaram de o fazer.

A decisão de colocar, provisoriamente, uma ambulância dos sapadores foi tomada esta quinta-feira, numa reunião que juntou dirigentes da ASBSCL e os comandantes dos Sapadores de Leiria e da Protecção Civil Distrital.

Em comunicado, a câmara esclarece que a reunião “serviu também para dar início a conversações com vista a procurar uma solução de futuro para a operacionalidade a partir do quartel”.

Inaugurado em Julho de 2011, então com um contingente de 38 homens e 13 viaturas, o quartel dos Cardosos serve entre 12 a 15 mil habitantes. As instalações são da ASBSCL, não tem nem nunca teve operacionais, sendo o serviço assegurado, até agora, pelos Bombeiros Voluntários de Leiria.

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, José Almeida Lopes, vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria, explica que, “em Junho, parte dos bombeiros, devido a indisciplina grave, abandonaram a actividade, pedindo a passagem ao quadro de reserva”.

“Não podemos ter uma porta aberta a enganar as pessoas, que pensam que temos lá elementos. Por isso, fomos buscar os nossos equipamentos”, justifica o dirigente.

Almeida Lopes garante, contudo, que o “socorro está garantido às populações”, como “sempre esteve antes daquele quartel” ser criado.

O JORNAL DE LEIRIA tentou falar com o presidente da ASBSCL, que, para já, recusou prestar.