Sociedade

SAMP e Escola das Emoções vencem prémios Caixa Social 2023

21 out 2023 15:03

Caixa Geral de Depósitos atribui financiamento a novos projectos de duas associações de Leiria

samp-e-escola-das-emocoes-vencem-premios-caixa-social-2023
Cerimónia realizada em Lisboa na terça-feira
DR

Já premiado em Portugal e no estrangeiro, o projecto de intervenção artística e social Museu na Aldeia, da SAMP, ligou museus e comunidades por meio das artes, oferecendo uma programação cultural a públicos que não têm, normalmente, possibilidade de a experienciar, e colocando esses mesmo públicos, também, a produzir arte em co-criação.

Segue-se o projecto Sons na Eira, “um filho do Museu na Aldeia”, sintetiza Raquel Gomes, da SAMP.

Na terça-feira, 17 de Outubro, em Lisboa, o Sons na Eira, que é dirigido a idosos em exclusão social, recebeu o Prémio Caixa Social 2023 da Caixa Geral de Depósitos, que garante um financiamento de 25 mil euros.

Durante um ano, a começar ainda no último trimestre de 2023, quatro profissionais, das áreas da música, psicologia e museologia, vão executar o projecto no terreno, com oito comunidades de quatro concelhos, ainda por definir, além de quatro museus.

As obras de arte que vamos criar, em vez de serem obras de arte plásticas, são à base do som e da música”, explica Raquel Gomes, coordenadora do Sons na Eira, acrescentando que o objectivo é “procurar o património de cada comunidade” e “fazer co-criação”.

“Vão ter um espaço no museu virtual do projeto Museu na Aldeia”, adianta ao JORNAL DE LEIRIA.

Entretanto, na próxima quinta-feira, 26 de Outubro, pelas 18 horas, a SAMP irá estar na livraria Arquivo, em Leiria, para uma sessão aberta de lançamento do Catálogo Museu na Aldeia.

Escola das Emoções também premiada

Na cerimónia de terça-feira, na Culturgest, também a Associação Escola das Emoções, com sede em Leiria, foi distinguida e consta entre os vencedores dos Prémios Caixa Social 2023.

O financiamento atribuído à Escola das Emoções pela Caixa Geral de Depósitos destina-se a suportar a execução do projecto RevolYouth.

Na quinta edição dos Prémios Caixa Social, a Caixa Geral de Depósitos distinguiu 36 projectos a nível nacional, com um total de 760 mil euros.

As candidaturas foram apreciadas por um júri independente, presidido por António Farinha Morais, presidente do conselho de administração da Caixa, que contou ainda com Filipe Almeida (presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social), Filipe Santos (director da Universidade Católica Portuguesa), Maria José Ritta (ex-Primeira Dama), Maria Marín (administradora não executiva da Caixa) e Viriato Soromenho Marques (professor catedrático na Faculdade de Letras da UL).