Sociedade

Rui Rocha apresenta demissão da distrital e da nacional do PSD

1 ago 2019 00:00

Presidente da Distrital de Leiria do PSD diz que o distrito “foi desconsiderado” com a imposição de secretário-geral dos TSD na lista pelo distrito.

rui-rocha-apresenta-demissao-da-distrital-e-da-nacional-do-psd-10524
Maria Anabela Silva

Rui Rocha apresentou a sua demissão de presidente da distrital de Leiria do PSD e já comunicou que irá abandonar também a Comissão Política Nacional. A decisão foi transmitida numa reunião da Comissão Política Distrital, realizada ontem à noite

A demissão é consequência do processo de elaboração de listas de candidatos a deputados, com a Direcção Nacional do partido a impor, como número três por Leiria, Pedro Roque, secretário-geral dos Trabalhadores-Sociais Democratas (TSD). Uma imposição que acabou por relegar Pedro Pimpão, presidente da Junta de Pombal e actual deputado, para o quinto lugar, posição que recusou, tal como avançou hoje o JORNAL DE LEIRIA na sua edição imprensa.

“A minha demissão da Comissão Política Distrital e da Comissão Política Nacional é consequência do facto de as estruturas nacionais do partido não terem atendido às questões que a distrital apresentou e não perceber as reivindicações que fizemos”, alega Rui Rocha, que destaca pela positiva a escolha de Margarida Balseiro Lopes para cabeça-de-lista. “É uma grande satisfação, mas segue a opção que foi feita para o País. Não houve tratamento especial para Leiria”, nota.

Para Rui Rocha, o facto de Leiria ter, “como referiu o secretário-geral do partido, o 'único pára-quedista' [Pedro Roque], é uma desconsideração para o distrito”. O social-democrata entende, por isso, que deixou de “reunir condições políticas” para desempenhar as funções que tem, quer na distrital quer na Comissão Política Nacional. Salvaguarda, contudo, que irá “colaborar e dar contributos à lista aprovada e que vai ser sufragada”.

“Os resultados de 6 de Outubro no distrito serão, em grande parte, responsabilidade da nacional”, acrescenta.