Economia

Roteiro da inovação passa quarta-feira no sector da pedra natural

28 jan 2020 13:55

Serão visitadas as empresas Filstone (Fátima), Solancis (Benedita) e Fravizel (Alcanede)

roteiro-da-inovacao-passa-quarta-feira-no-sector-da-pedra-natural
Evidenciar as melhores práticas é um dos objectivos
Ricardo Graça/Arquivo

No âmbito do roteiro dos Encontros para a Competitividade e Inovação, João Neves, secretário de Estado Adjunto e da Economia, irá passar esta quarta-feira por empresas e entidades ligadas à fileira da pedra natural, “evidenciando as melhores práticas da região”.

O roteiro tem início com visitas à Filstone (Fátima) e Solancis (Benedita), da parte da manhã. À tarde, tem lugar uma reunião de trabalho com a Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins, seguindo-se uma visita à empresa Fravizel, em Alcanede.

“As três empresas que serão visitadas no âmbito deste encontro são exemplos das melhores práticas que os desafios da transformação digital impõem”, aponta o IAPMEI em nota à imprensa.

“O sector dos recursos minerais assume hoje uma importância central na economia nacional, sendo responsável por cerca de 20 mil postos de trabalho e 1,15 mil milhões de euros de volume de negócios na fileira dos recursos não metálicos, sendo de salientar perto de 900 milhões de euros destinados à exportação, maioritariamente correspondentes a minérios de cobre e zinco e a rochas ornamentais”.

Os Encontros para Competitividade e Inovação têm como objectivo dar a conhecer e colocar em evidência o tecido empresarial português e fomentar sinergias entre os vários agentes públicos e privados, dando especial atenção aos desafios que se perspectivam para as empresas e para as regiões.

Dá particular destaque à ligação entre as empresas e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico, “enquanto activo estratégico e decisivo para criação de mais valor e para aceleração do desenvolvimento de novos produtos e serviços”.