Sociedade

Resinagem acolhe reunião da Assembleia Participativa

7 jun 2016 00:00

A próxima reunião da Assembleia do Orçamento Participativo (OP) 2016 da Marinha Grande, realiza-se no dia 17 de Junho, (sexta-feira), pelas 21 horas, no auditório do Edifício da Resinagem.

resinagem-acolhe-reuniao-da-assembleia-participativa-4288

Em comunicado, a Câmara da Marinha Grande explica que “cada reunião da Assembleia Participativa é aberta com uma breve explicação do funcionamento do OP e das suas regras, a que se segue um convite para que todos os participantes se juntem em mesas de trabalho, com vista à apresentação dos seus projectos e discussão com os presentes”. 

Estas reuniões com a população, abertas a quaisquer interessados, têm como objectivo a apresentação presencial de propostas e o debate de ideias acerca do procedimento do OP e dos projectos que os participantes pretendem apresentar. 

Até 30 de Junho, decorre a fase de apresentação das propostas ao OP. Pelo terceiro ano consecutivo,  os cidadãos, com mais de 18 anos que trabalham, estudam ou vivem no concelho, são desafiados a participarem activamente nesta iniciativa e a apresentarem as suas ideias e propostas para melhoria das condições de vida do território. 

As propostas devem ser, preferencialmente, entregues electronicamente nesta hiperligação e respeitar os critérios constantes do Regulamento do Orçamento Participativo.

O valor global de propostas mantém-se nos 100 mil euros.

As áreas de intervenção são as seguintes:
Infraestruturas viárias, trânsito e mobilidade;
Protecção ambiental e energia; Reabilitação e requalificação urbana;
Espaço público e espaços verdes;
Saneamento básico e higiene urbana;
Cultura, juventude, desporto e acção social. 

Este ano, há como novidade a possibilidade de os cidadãos votarem através de SMS. 

Além disso, mantém-se a votação electrónica através do sítio de internet do OP e  a votação presencial no edifício da Câmara Municipal ou nas sedes das Juntas de Freguesia da Moita e de Vieira de Leiria.