Sociedade

Rede Cultura 2027 discute "O Futuro da Nossa Cidade" em Ourém

20 jun 2020 16:56

O próximo capítulo do Congresso às Quartas, da Rede Cultura 2027, acontece no dia 24 de Junho, das 21 às 23 horas, no Auditório Cultural de Paços de Concelho de Ourém

rede-cultura-2027-discute-o-futuro-da-nossa-cidade-em-ourem
Sessão decorre no auditório dos Paços de Concelho de Ourém
DR

O tema será O Futuro da Nossa Cidade. Este ciclo de conversas transmitido em streaming a partir de diferentes lugares do território da Rede Cultura 2027, pretende reflectir as actuais problemáticas da cultura, os impactos e a recuperação da crise pandémica nas artes e na cultura.

No dia 24 de Junho, estarão em Ourém, para reflectir o retomar da actividade artística e novas modalidades de financiamento, Carlos André (crítico literário, que foi governador civil de Leiria e director da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), João Aidos (programador e assessor cultural), Marco Daniel Duarte (director do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima), Maria de Jesus Monge (directora da Museu-Biblioteca da Casa de Bragança) e Nuno Mangas (antigo presidente do Instituto Politécnico de Leiria e presidente da Agência para a Competitividade e Inovação).

A sessão será moderada por Gonçalo Cardoso, director do Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia.

Para este ciclo, o congresso articula-se com a iniciativa Próximo Passo, colaborando com as cátedras Unesco dos Institutos Politécnicos de Leiria e Tomar, parceiros da Candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Esta iniciativa nasceu no Dia da Europa, celebrado a 9 de Maio, e tem como premissa perguntar, mais do que responder.

Inspirada na plataforma Le Jour d’Après, promovida pelo parlamento francês, trata-se de um fórum de pensamento e debate aberto a todos, composto por 10 perguntas fundamentais sobre a Cultura e as Artes no atual contexto que vivemos.

Esta sessão do ongresso pode ser acompanhada em directo no Facebook da Rede Cultura 2027, a partir das 21 horas, mas o público pode deixar desde já os seus contributos e opiniões na secção Próximo Passo do site da Rede Cultura 2027.

Este é o segundo momento do Congresso às Quartas pelo território, depois de, no dia 17 de Junho, se ter iniciado a norte, no Município de Alvaiázere.