Viver

Quer participar na Recriação da Batalha de Aljubarrota? (com galeria)

7 ago 2018 00:00

Seja um dos soldados portugueses que venceram as numerosas forças castelhanas em São Jorge.

A Câmara de Alcobaça e a Junta de Freguesia de Aljubarrota estão a aceitar inscrições para que se quiser inscrever como figurante na Recriação da Batalha de Aljubarrota que terá lugar no dia 12, pelas 18 horas, na vila de Aljubarrota (Alcobaça).

Se tiver mais de 16 anos, inscreva-se até dia 10 de Agosto, preenchendo o formulário que deverá ser enviado para: cultura@cm-alcobaca.pt ou medieval@companhialivre.com

A Batalha de Aljubarrota aconteceu ocorreu há 633 anos, no final da quente tarde do dia 14 de Agosto de 1385 e opôs as tropas portuguesas, com os seus aliados ingleses, e o exército castelhano a forças portuguesas – que se opunham à pretensão de D. João Mestre de Avis e de D. Nun’Alvares Pereira - e francesas. 

Com a derrota da força castelhana, pôs-se fim à crise de 1383-1385 e consolidou-se a independência de Portugal, dando início ao reinado de D. João I, o primeiro rei da Dinastia de Avis.

INFORMAÇÕES PARA OS FIGURANTES:

· Idade dos participantes: maiores de 16 anos»
· Local da Batalha: Vila de Aljubarrota (Alcobaça)
· Data da Recriação da Batalha: 12 de Agosto de 2018. Os voluntários deverão comparecer na Estalagem do Cruzeiro.
· Horário: Os figurantes deverão chegar às 10 horas, para distribuição do material e equipamento e realização de treinos de armas e movimentação militar
· A refeição é fornecida pela organização
· Vestuário: para dar realidade à recriação, o voluntário deverá trazer calças tipo leggings ou collants, de cor preta, castanha, cinzenta, azul, verde ou vermelha. Camisola de algodão de manga comprida, de cor branca, beje ou preta.
· Calçado: botas em pele ou couro até ao tornozelo, botas de montar, grevas em couro. Não são aceites sandálias, sapatilhas ou calçado desportivo.
· Proibido: usar telemóvel, fotografar, filmar, uso de adereços modernos como relógios e brincos, óculos são permitidos quando de prescrição médica, excluindo óculos escuros.