Saúde

Quatro novos médicos dão resposta a oito mil utentes

13 jun 2016 00:00

Ministro da Saúde anuncia medidas em Ourém

quatro-novos-medicos-dao-resposta-a-oito-mil-utentes-4352
Daniela Franco Sousa

Cerca de oito mil utentes que até agora não têm médico de família atribuído nos Centros de Saúde de Ourém estarão a “dois ou três meses” de ver o problema resolvido. Esta foi uma das constatações de Paulo Fonseca, presidente de Câmara de Ourém, depois do encontro realizado sexta-feira entre o autarca e o ministro da Saúde, nos Paços do Concelho.

No final da reunião, face aos anúncios do governante, Paulo Fonseca mostrava-se confiante na resolução dos problemas de saúde que há muito afectam os seus munícipes. Entre 46 mil utentes do seu concelho, cerca de oito mil não têm médico de família.

No entanto, face ao concurso regional para colocação de dois médicos de família, que deverá ser concretizado nos próximos dois ou três meses, juntamente com a possibilidade de passar a contratar médicos aposentados – no caso de Ourém bastarão mais dois – fica ultrapassada a necessidade de clínicos de proximidade.

“Dois médicos por via do concurso e outros dois, aposentados, e ficamos com a cobertura total dos cuidados primários”, frisou Paulo Fonseca. Além disso, Adalberto Campos Fernandes anunciou ainda o lançamento de um rastreio a todas as crianças até 5 anos, a realizar em todo o Médio Tejo, através de viaturas médicas, uma medida igualmente “importante” do ponto de vista do presidente de Câmara de Ourém. 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.