Sociedade

Quanto deve durar uma sesta para ser eficaz?

18 fev 2018 00:00

NASA descobriu o tempo exacto que deve ter a pausa.

quanto-deve-durar-uma-sesta-para-ser-eficaz-8143

Os espanhóis adoptaram-na como rotina e vários especialista defendem a importância de fazer uma pausa a seguir ao almoço. Mas, para quem gosta ou precisa de dormir uma sesta para 'aguentar' o resto do dia, o dilema é quase sempre o mesmo: a que horas deve fazê-la e durante quanto tempo?

O ideal é que seja o suficiente para ajudar recuperar energia que já foi gasta até a momento do descanso, para que acordemos mais activos e concentrados. Sim… mas, em termos de tempo, o que significa isso? Qual a duração que uma sesta dever ter para ser eficaz?

Um estudo feito por investigadores da agência espacial norte americana (NASA) vem agora dar a resposta: 26 minutos. De acordo com o estudo, divulgado pela revista Time e citado pelo jornal i, “uma sesta de 26 minutos melhora o desempenho em 34% e o alerta em 54%".

O ideal, avançam a NASA, é que se durma entre a uma e as três da tarde, uma vez que é nesta altura que o corpo se começa a ressentir por já estar há muitas horas acordado.

O problema será passar da teoria à prática, pois a maioria dos locais de trabalho não tem um espaço onde os colaboradores possam dormir um pouco durante a hora de almoço.

Há sempre a possibilidade de o fazer no escritório numa altura em que não esteja muita gente, deitando a cabeça na secretária ou recostando-se na cadeira com uma almofada de pescoço (como as usadas nas viagens).

Antes da sesta, e seguindo a recomendação do estudo da NASA, deve beber-se um café, isto porque, como a cafeína demora cerca de 20 a 30 minutos a fazer efeito no organismo, ajuda a acordar mais desperto.