Sociedade

Quando os filhos são arma de arremesso entre os pais

5 mai 2016 00:00

Ao longo dos 30 dias de Abril assinalou-se o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos contra as Crianças e Jovens. A alienação parental é cada vez mais uma realidade entre pais e mães e deixa marcas para sempre nas crianças.

quando-os-filhos-sao-arma-de-arremesso-entre-os-pais-3966

“A tua mãe é uma vadia.” “O teu pai é um porco, cheira mal.” “A tua mãe não sabe dar o exemplo e nem se dá ao respeito.” “O teu pai não sabe cuidar de ti nem se preocupa contigo.” Estas foram algumas frases relatadas ao JORNAL DE LEIRIA e são o tipo de linguagem utilizada, por alguns pais numa tentativa de destruir a imagem do outro, impedindo-os de ter uma relação saudável com os filhos.

Carlos (nome fictício) luta há 18 anos por ter os filhos do seu lado. Os problemas começaram assim que o primeiro bebé nasceu. “Ela ficou obcecada. Não deixava ninguém pegar na criança. Quando chegava a casa do trabalho, ansioso por estar com o meu filho, ela arranjava sempre desculpas para não chegar perto. Desde sempre que me impediu de ver a criança.”

Carlos foi sofrendo em silêncio. “Esta é uma situação que me perturba bastante. É uma violência para mim e para os meus filhos”, garante. A manipulação que a ex-mulher sempre fez aos filhos foi afastando-os. “O mais velho chegou a dizer-me: 'tu não mandas em mim'.” A relação obsessiva da mulher chegou a ser violenta com Carlos, que recebeu uma bofetada por se recusar a montar um móvel. Cansado desta violência psicológica avançou para o divórcio, que não se chegou a concretizar.

Durante a separação ia todos os dias ao infantário antes da mulher ir buscar o filho “para poder brincar todos os dias com ele”. Uma reaproximação levou ao nascimento do segundo filho e a mais uma tentativa de reconciliação, mas rapidamente a obsessão pelas crianças criou uma barreira. O divórcio saiu de vez e mesmo com a regulação do poder paternal, a ex-mulher nem sempre cumpriu o acordo. “Umas vezes não os levava, outras levava- os com roupa velha e trocavalhes os sapatos ainda à porta de casa. O mais velho sempre teve um discurso que evidenciava a manipulação da mãe, o que ainda não sucede com o mais novo”, constata.

Um dos filhos atingiu recentemente a maioridade. Carlos só lhe pediu uma coisa: “espero que não continues só a ser filho da mãe, mas também passes a ser filho do pai.” Há vários meses que não está com o filho, apesar de todas as tentativas.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.