Sociedade

Punho Cerrado detém 17 pessoas e apreende mais de de 20 mil euros

27 dez 2016 00:00

A PSP acredita que, com estes resultados, contribuiu fortemente para o aumento da segurança das áreas de diversão nocturna na região de Leiria.

punho-cerrado-detem-17-pessoas-e-apreende-mais-de-de-20-mil-euros-5644

A operação Punho Cerrado que se desenrolou hoje nos distritos de Leiria, Lisboa, Coimbra e Santarém levou à detenção de 17 pessoas e à apreensão de mais de 20 mil euros, entre outros objectos.  

Em nota de imprensa, o Comando Distrital da PSP de Leiria adiantou que dez pessoas foram detidos na sequência do cumprimento de dez mandados de detenção fora de flagrante delito, seis foram detidas por posse de munições e armas brancas e de fogo ilegais e uma por posse de haxixe.  

A acção policial, que se iniciou hoje pelas 7 horas, realizou ainda cerca de 50 buscas domiciliárias e 20 buscas não domiciliárias a empresas e estabelecimentos de restauração e diversão nocturna.  

“As detenções foram efectuadas maioritariamente na zona Leiria e Coimbra, sendo dois detidos do sexo feminino e 15 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos”, refere ainda a nota de imprensa.  

Durante a operação foram apreendidos vários materiais, nomeadamente, armas de fogo e munições, soqueiras, bastões extensíveis, produto estupefaciente (haxixe), mais de 20 mil euros em numerário, automóveis, computadores, e diversa documentação “com importantes elementos de prova”.  

A PSP informa que estes objectos são os “mais relevantes e provisórios”.  

Na operação policial, que contou com o apoio dos Comandos da PSP de Coimbra, Santarém, Lisboa, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Setúbal, estiveram empenhados cerca de 260 elementos policiais, a maioria da estrutura de investigação criminal da PSP, equipas do Grupo de Operações Especiais, equipas do Corpo de Intervenção, binómios do Grupo Operacional Cinotécnico, elementos do Departamento de Segurança Privada e elementos da Secção Digital Forense. 

Os detidos serão presentes ao Tribunal Judicial de Leiria, esta quarta-feira a fim de serem sujeitos a primeiro interrogatório judicial.

“A PSP acredita que, com estes resultados, contribuiu fortemente para o aumento da segurança das áreas de diversão nocturna na região de Leiria”, conclui o comunicado. 

A operação deu sequência a uma investigação, que decorria há cerca de dois anos, e centrou-se no crime de associação criminosa, em crimes económico-financeiros e no exercício ilegal da actividade de segurança privada, entre outros.