Sociedade

PSP e GNR de Leiria receberam 5849 queixas por violência doméstica

24 nov 2016 00:00

Dados indicam que nos últimos cinco anos a tendência é para a estabilização

psp-e-gnr-de-leiria-receberam-5849-queixas-por-violencia-domestica-5450

Desde 2010 foram registadas 5849 denúncias por violência doméstica no distrito de Leiria. Segundo dados do Comando Distrital da PSP e do Comando Territorial da GNR, o concelho de Leiria lidera a estatística com 1625 queixas, seguindo-se Alcobaça (813), Pombal (739) e Marinha Grande (672). A PSP refere ainda que neste período, das 1590 queixas, 270 foram apresentadas por homens.

Nestes últimos cinco anos e meio a tendência é para a estabilização dos números. Na área da GNR, regista-se mesmo um decréscimo das queixas, enquanto na PSP os dados não têm sido muito díspares. Durante este tempo há a lamentar uma morte em contexto de violência doméstica.

A GNR regista ainda uma subida das denúncias em Ansião, Alvaiázere, Caldas da Rainha e Peniche, enquanto na PSP os números aumentaram nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha e Marinha Grande.

Considerando que no próximo dia 25 de Novembro se celebra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, até ao próximo dia 28, o Comando da PSP de Leiria irá promover, na área de responsabilidade das diversas esquadras, um aumento da acções de sensibilização direccionadas para o fenómeno da violência doméstica.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.