Sociedade

PSP de Leiria ‘espia’ 24 horas por dia centro da cidade

19 abr 2018 00:00

Centro de controlo permite ainda fazer gestão de meios

psp-de-leiria-espia-24-horas-por-dia-centro-da-cidade-8529

Dezanove câmaras de videovigilância espalhadas pelo centro da cidade de Leiria são os olhos dos agentes da PSP desde o início da semana. Inaugurado oficialmente na segunda-feira, o sistema de videovigilância, colocado entre a rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, rotunda do Emigrante, rotunda do Sinaleiro e rua Machado Santos, vai ser gerido no centro de comando e controlo (CCC) da PSP em Leiria, que, além desta valência, inclui a gestão das ocorrências comunicadas via 112, a supervisão dos meios operacionais e das ocorrências policiais em tempo real na área da PSP em todo o distrito, entre outras.

A funcionar 24 horas por dia, o sistema de videoprotecção (como lhe chama a PSP) da cidade de Leiria, grava e capta imagens através de câmaras com rotação de 360 graus, que estão ligadas a um servidor e a consolas que são operadas pelos agentes. “Está ligado numa rede física, privada, que não tem acesso à internet.

O sinal é codificado e cifrado”, explica Carlos Martins, chefe do núcleo de investigação criminal e dos sistemas de informação do Comando Distrital de Leiria. A captação de imagem é feita “com o recurso a determinados filtros” que impede o visionamento do interior das habitações, garantindo assim a reserva da vida privada dos cidadãos.

Segundo Carlos Martins, a finalidade do sistema é a “segurança e protecção de pessoas e bens”, com o objectivo de “transmitir um sentimento de segurança às populações, dissuadir a prática quer de ilícitos criminais quer de ilícitos de outra ordem contra-ord

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ