Economia

Projecto SeaRubbish2Cap premiado pela excelência empresarial

3 out 2022 15:07

Envolvidas empresas de Caldas da Rainha e de Peniche

projecto-searubbish2cap-premiado-pela-excelencia-empresarial
Prémios distinguem excelência empresarial e científica na inovação nacional
DR

Prevê a recolha de cinco toneladas de resíduos plásticos na área de Peniche e uma produção superior a 2,5 toneladas de pellets para utilização em embalagens.

O projecto SeaRubbish2Cap venceu o Prémio Inova+ na categoria Business Excellence, na área de sustentabilidade de recursos naturais e ecossistemas.

Os prémios, que visam distinguir a excelência empresarial e científica na inovação nacional, foram entregues na semana passada na Faculdade de Engenharia do Porto.

O SeaRubbish2Cap está a ser desenvolvido em parceria pelas empresas Neutroplast, JustDive (Peniche) e Bitcliq (Caldas da Rainha) e pelo PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros – centro de interface da Universidade do Minho, representante do sistema científico e tecnológico nacional.

“O trabalho está focado na identificação e recuperação de lixo do leito oceânico sem danos para o ecossistema, tratando estes resíduos de forma a serem incorporados em produtos de valor acrescentado”, explica uma nota de imprensa do PIEP.

De acordo com Renato Reis, gestor do projecto SeaRubbish2Cap no PIEP, “o Prémio Inova+ atribuído ao SeaRubbish2Cap é o reconhecimento da importância e relevância do projecto, e certamente actuará como mais um motivador para o PIEP e restantes intervenientes nesta jornada de recuperação do lixo que se encontra no leito do oceano e transformação dos respectivos resíduos poliméricos em materiais que serão posteriormente utilizados na produção de novos produtos de valor acrescentado.”

Pretende-se com a promoção deste projecto “a criação de um novo mercado onde os agentes locais da pesca podem operar e vender o desperdício plástico marinho à indústria ou outras partes interessadas”.

As actividades de investigação e desenvolvimento irão incidir nos processos para a limpeza e recuperação dos materiais e na sua transformação em materiais com formato comercial (grânulos) e no desenvolvimento de uma aplicação para smartphone que permitirá criar o registo e geolocalização das artes de pescas perdidas, explica o PIEP.