Sociedade

Projecto Memória para Todos recolhe testemunhos do 25 de Abril em Leiria  

27 nov 2023 11:48

Recolha está a ser feita por investigadores das Universidades Nova de Lisboa e de Aveiro, que já fizeram mais de 45 horas de gravação, com testemunhos de pessoas de Leiria que se destacam no combate à ditadura.

projecto-memoria-para-todos-recolhe-testemunhos-do-25-de-abril-em-leiria
Trabalho inclui a recolha de testemunhos de pessoas que se envolveram na procura de um regime democrático
DR
Maria Anabela Silva

Uma equipa de investigadores das Universidades Nova de Lisboa (UNL) e de Aveiro está a fazer a recolha de testemunhos de pessoas do concelho de Leiria que se destacaram no combate à ditadura. 

Este trabalho decorre no âmbito do projecto Memória para Todos, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, e contempla entrevistas a cerca de 30 personalidades que se envolveram na procura de um regime democrático, com o registo, para memória futura, do seu testemunho 

Adelino Carvalho, António Estrela Zúquete, Fernando Vindeirinho, João Moital, José Augusto Esteves, Maria Helena Cordeiro dos Santos e Mário Matias, são alguns dos leirienses que darão o seu contributo, num trabalho encomendado pela Câmara de Leiria no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Catarina Pimentel Neto, uma das investigadoras integradas no projecto, explica que o objectivo é “perceber como é que o 25 de Abril” e os “momentos que circundam” esta data foram vividos pela comunidade de Leiria.  

A partir dessa recolha, pretende-se “conservar testemunhos que não estão escritos e que se perderiam no tempo”, acrescenta a investigadora, frisando que, além dos depoimentos orais, registados em vídeo e áudio, está também a ser recolhida documentação e objectos disponibilizados pelas pessoas inquiridas ou familiares de opositores ao regime. 

“Em alguns casos, tivemos de recorrer a testemunhos indirectos, porque as pessoas já faleceram”, salienta Catarina Neto, adiantando que as entrevistas terminaram esta semana. A equipa vai agora passar à fase de tratamento e edição das cerca de 45 horas gravações. “Em média, cada conversa durou cerca de uma hora e meia.” 

O trabalho final será depois partilhado no site do projecto "Memória para todos", disponível para investigadores, estudantes ou “curiosos”.“O base do projecto é, como o nome indica, conservar memórias de todos, indo ao encontro de uma lacuna existente na documentação institucional, que é a da memória das figuras individuais e daqueles que não são necessariamente agentes políticos ou protagonistas dos eventos históricos”, especifica Catarina Neto. 

As entrevistas recolhidas em Leiria serão exibidas em Março de 2024 e estão a ser realizadas por uma equipa de investigadores liderada por Maria Fernanda Rollo, professora catedrática da UNL. Além de Catarina Neto, a equipa integra António Amaral, Catarina Santos, João Francisco Pereira, Carolina Oliveira, Joana Ralão, Andreia Rodrigues, Pedro Victorasso, Pedro Lucas e Inês José.