Sociedade

Programa municipal acolhe peregrinos a Fátima

2 abr 2017 00:00

O programa foi criado pelo Município da Batalha no âmbito da visita do Papa Francisco a Fátima.

programa-municipal-acolhe-peregrinos-a-fatima-6199

O Município da Batalha criou um Programa de Acolhimento dos Peregrinos no âmbito da visita do Papa Francisco a Fátima, a 12 e 13 de Maio, iniciativa que representa um investimento de cerca de nove mil euros.

Em nota de imprensa, a Câmara da Batalha salienta que o concelho é tradicionalmente um local de passagem e acolhimento dos visitantes de Fátima, "perspectivando-se uma afluência acrescida com a presença do Papa e também pelo programa alusivo ao Centenário das Aparições".

Além disso, o concelho é "um ponto de passagem dos designados Caminhos de Fátima, a saber, o Caminho do Tejo que parte de Lisboa, o Caminho da Nazaré e o Caminho do Mar, que parte do Estoril e Cascais".

Para acolher os peregrinos, a autarquia irá disponibilizar equipamentos municipais para "proporcionar zonas de apoio, descanso e pernoita dos peregrinos a pé, reforçando assim as condições de recepção aos muitos visitantes".

Irá ainda possibilitar estacionamento gratuito para os visitantes e assegurar transporte também gratuito entre a vila da Batalha e a Cova de Iria (Fátima), em autocarros de turismo, e para as cerimónias previstas para a noite do dia 12 e manhã do dia 13 de Maio no Santuário de Fátima.

"A Batalha está a escassos quilómetros de Fátima e na zona de São Mamede a menos de mil metros. Esta proximidade determina medidas de apoio e assistência aos muitos peregrinos que atravessam o concelho. Iremos fazê-lo em estreita colaboração com as demais entidades envolvidas na preparação deste grande evento nacional", adiantou o presidente Paulo Batista Santos citado na nota de imprensa.